terça-feira, 13 de novembro de 2012

Viagem a MG - 7.Dia - 12/11/2012 - São João del Rei a Congonhas

+A +/- -A
Após o café, eu e o Paulo fomos até a concessionária Honda Motos de São João del Rei, a Rafa Motos, para levar minha moto para a revisão dos 8.000 Km, que eu já havia deixado agendada desde Porto Alegre.
Deixei a moto lá, com previsão de entrega para por volta das 10:30 hs, e voltei de carona com o Paulo para a Pousada para arrumar a bagagem . As 10:30 o Possani me deu uma carona atá a concessionária, e voltou para carregar a moto, pois assim que eu chegasse de volta, sairíamos em direção a Congonhas. 

Cabe destacar o atendimento atencioso e prestativo do pessoal da Rafa Motos, especialmente nas pessoas do George (recepção oficina), do Leandro (mecânico) e do Elton (Gerente de Vendas). 
O pessoal te faz sentir como se estivesse em casa. Sou obrigado a dizer que um atendimento muito melhor do que o da Valecross e da Via Porto em Porto Alegre. 
A Rafa Moto Del Rei, fica na Av. Leite de Castro, 1125, Bairro Fábricas, fone: (32) 3373-3010. 
Retornando a pousada, carreguei a moto e pegamos a estrada em direção a Congonhas. Fomos pela Br 383, pegando a Br 040 já bastante próximo de Congonhas. A distância de São João del Rei até Congonhas e de 107 Km. 
Passamos por Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Entre Rios e São Brás do Suaçui.

Trevo de acesso a Coronel Xavier Chaves

Lagoa Dourada

Igreja Matriz de São Brás em São Brás do Suaçui
Chegando em Congonhas,  fomos direto ao Hotel dos Profetas onde tínhamos reserva. Comentários em relação ao hotel, farei no post de amanhã.
Largamos a bagagem e após um rápido lanche, fomos até o centro histórico onde fica a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinho.

O Possani e a Cris foram de táxi, enquanto que eu e o Paulo, como não poderia deixar de ser, fomos de moto.



Existe uma teoria que diz, que cada um dos 12 profetas representa um Inconfidente, pois teria sido uma maneira de o Aleijadinho imortaliza-los. Quais sejam:

Amós = Aleijadinho
Isaias= Domingos de Abreu Vieira
Oséias = Alvarenga Peixoto
Daniel = Tomás Antonio Gonzaga
Jeremias = Francisco de Paula Freire Andrade
Ezequiel = Luiz Vaz de Toledo
Jonas = Tiradentes
Joel = Cláudio Manuel da Costa
Naum = Francisco Antônio de Oliveira Lopes
Baruc = Salvador Carvalho do Amaral Gurgel
Abdias = José Álvares Maciel,
 Habacuc = Domingo Vidal Barbosa

Jonas
Amós
Daniel
Oséias
Joel

Naum

Ezequiel

Baruc

Abdias

Habacuc

Jeremias

Isaias
Custamos a achar o posto da secretaria de Turismo, para obter prospecto e mapa turístico, pois o mesmo fica ladeira abaixo em direção a saída do centro histórico. Conversando com o atendente fomos surpreendidos pela informação de que o mesmo só funciona a partir do meio dia, por mudança de horário definida pelo Prefeito. Ou seja, o turista que chegar na parte da manhã, que se vire.

Esta parece ser a tônica nas cidade históricas de Minas até agora. Conversando com artesãos, questionamos o fato de ter muito mato no meio das pedras que formam o piso, e o que ouvimos confirmou a tese de um relativo abandono. O Prefeito atual, que já está no segundo mandato, diz não precisar do turismo para nada, pois o importante seriam as mineradoras. Ainda segundo pessoas que conversamos no hotel e em restaurantes, as mineradoras estão poluindo  a cidade, e não estão dando nada em troca.



Salão dos ex-votos

Romaria, onde fica o posto de informações turísticas e o Museu de Mineralogia e Arte Sacra

Alameda cidade de Matosinhos
Capelas dos passos da paixaão
  
Santa Ceia em uma das capelas
As capelas dos passos da paixão são em numero de seis, e dentro delas estão as cenas da paixão. A visualização é pela janela das portas.

Museu de Mineralogia e Arte Sacra
Dona Lurdes, que cuida do Museu
Prefeitura de Congonhas

Chafariz em frente a Prefeitura

Prefeitura de Congonhas a noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado