domingo, 25 de novembro de 2012

Viagem a MG - 20.Dia - 25/11/2012 - Paraty (cachoeiras)

+A +/- -A
Após o café, saímos com o objetivo de conhecer algumas das cachoeiras da região de Paraty. Mas antes de nos dirigirmos para a estrada de Cunha, onde elas ficam concentradas, passamos pela praia do Pontal, que fica a esquerda do rio. O dia estava nublado, ameaçando chuva.
A praia do Pontal não é considerada própria  para  banho, pois fica ao lado do rio, onde, apesar de não ser dito claramente, esgotos são lançados. O cheiro também não é muito agradável.

Na praia do Pontal existem 3 Hostels, em dois deles o café é neste quioske
na beira da praia

O Paulo conversando
Da praia do Pontal, subimos o morro da Vila Velha, e fomos conhecer o Forte do Perpétuo Defensor.  Ele foi construído em 1703. Ele ainda preserva seu interior. Com o declínio do ciclo do ouro em Paraty, ele perdeu importância até 1822, quando foi reconstruído e recebeu o atual nome, em homenagem a D.Pedro I. Em 1957, já sem uso militar, foi transferido para a jurisdição do Ministério da Educação e Cultura.

Forte Perpétuo Defensor
Vista da Baía de Paraty a partir do Forte Perpétuo Defensor

Do outro lado do Morro da Vila Velha, fica a Praia de Jabaquara que junto com a do Pontal são as duas praia de Paraty junto a Vila. Também não considero que seja uma praia muito apropriada para o banho.

Da praia do Jabaquara, retornamos até o trevo de acesso na Br 101, e pegamos o acesso para Cunha. Esta estrada a partir do Km 12 está interditada, mas o o acesso as cachoeiras da Pedra Branca, Tarzã e Tobogã está localizado antes.
Andamos aproximadamente 4 ou 5 Km, e logo após a ponte, pegamos um desvio a direita, que nos levou até o Alambique Pedra Branca e um pouco mais adiante a Cachoeira Pedra Branca.

No alambique é possível experimentar os diversos tipos de cachaça, bem como adquirir produtos na loja. Desta vez não provamos nada, pois estávamos pilotando.

Após a Cachaça Pedra Branca, passamos pela Fazenda e Engenho Murycana, que possue também um alambique e restaurante, mas que cobra ingresso de R$ 5,00, com direito a degustação de mais de 30 tipos de cachaças. Como não pretendíamos degustar nenhuma, tiramos apenas algumas fotos na frente e continuamos até a cachoeira Pedra Branca.

Fazenda e Engenho Murycana
A cachoeira Pedra Branca, fica dentro da Fazenda Pedra Branca, que é propriedade particular. O ingresso para chegar até a cachoeira é de R$ 2,00. Os últimos 1500 metros da estrada até chegar na Fazenda é chão batido, com pedras e valetas e muito ruim. Teve uma parte em que minha moto escorregou de ré perto de 10 metros, de tão íngreme e irregular. Mas  cachoeira compensa o acesso.

Acesso a cachoeira dentro da Fazenda

Antiga usina hidrelétrica

Cachoeira Pedra Branca

Acesso

Voltamos até o primeiro desvio que tinha nos levado até aqui, e pegamos a direção a Cunha. Chegamos na localidade de Penha, onde ficam as cachoeiras Tobogã, Tarzã e o Engenho D'Ouro (alambique). O estacionamento custou R$ 5,00.  A cachoeira tem este nome, pois o pessoal escorrega das mais diversas maneiras.

Logo acima da Tobogã, fica a cachoeira do Tarzã, com ponte pencil e um pequeno bar/restaurante.

No Engenho D'Ouro, existe também degustação e venda de cachaça e de farinha de mandioca moída no local.

A localidade se chama Penha, pois este era o nome da primeira família que ali foi morar, e em 1963 ergueram uma igreja em homenagem a Nossa Senhora Da Penha.

Voltamos a Br101, e nos deslocamos 25 Km até a praia de Trindade. São 14/15 km no sentido de Santos, e depois mais 10 Km para dentro. Apesar de tudo asfaltado, estes 10 Km são estreitos e muito em descida. A primeira praia é Cepilho, paraíso dos surfistas. O tempo já estava com um pequeno chuvisqueiro.

Fomos em direção a vila de Trindade. Não sei se pelo fato de que já estava chovendo, mas não gostei. Achei muita muvuca. O acesso as praias é pelo meio dos casebres, muito buraco, uma bagunça geral. Talvez com tempo bom, as praias realmente sejam bonitas, mas nós almoçamos e retornamos a Paraty abaixo de chuva.

Chegamos a tempo do cafezinho com bolo na Pousada, para não perder o costume.

Fotografamos também a Rejane, que é uma gaúcha que mora em Paraty a anos, e estava ajudando o Eric na recepção da Pousada.

A noite jantamos no Miracolo novamente. O Possani e a Cris foram de pizza, o Paulo  de bauru e eu ataquei um espaguete com molho de camarão, que diga-se de passagem estava ótimo.