A atual Catedral Metropolitana de Porto Alegre, ou Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus, está localizada na Av. Duque de Caxias 1047, em frente a Praça da Matriz e ao lado do Palácio Piratini, sede do governo do estado.
Sua história iniciou em 1780 com a construção da Igreja que abrigaria a Paróquia N S Madre de Deus. Em 1793 a Igreja possuía uma nave apenas e não tinha torres.
A atual Catedral teve sua pedra fundamental lançada em 07 de agosto de 1921. Sua cripta foi inaugurada em 20 de março de 1929, sendo para lá transferidos todos os serviços religiosos, o que permitiu a demolição completa da antiga igreja.
Foi construída entre 1921 e 1986 a partir do projeto do arquiteto italiano João Batista Giovenale.
A cúpula da Igreja, que se destaca na paisagem de Porto Alegre, possui 65 metros de altura, contados a partir do nível da praça,e com um diâmetro interno de aproximadamente 18 metros.
Sua história iniciou em 1780 com a construção da Igreja que abrigaria a Paróquia N S Madre de Deus. Em 1793 a Igreja possuía uma nave apenas e não tinha torres.
Antiga Igreja Matriz de Porto Alegre, que cedeu lugar a atual Catedral Metropolitana. Foto da Wikipedia de autoria de Virgilio Calegari (1868-1937) |
As celebrações só deixaram a cripta e passaram a ser feitas na nave central da Catedral, vinte anos depois (1949). As torres levaram outros vinte anos para serem concluídas, sendo inauguradas em 1971. A cúpula foi concluída no ano seguinte, mas somente em 1986 a catedral foi considerada concluída e então consagrada. Mais recentemente a cúpula foi reformada, tendo recebido um cobertura de bronze.
Os mosaicos existentes na fachada foram executados pela Academia de Mosaicos do Vaticano, e representam a história da Igreja no estado.
Qual a data da consagração ? 1986, quê?
ResponderExcluirSim, somente em 1986 ela pode ser consagrada, no arcebispado de Dom Cláudio Colling,
Excluir