segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Atacama/Machu Picchu - 9.dia - 22/09/2013 - Salta a Purmamarca e Tilcara

+A +/- -A
Saimos de Salta por volta das 09:00 hs, após o café. Em Salta estávamos a uma altitude de aproximadamente 1300 metros, e durante os aproximadamente 93 km até San Salvador de Jujuy, pela Ruta 9, descemos para 730 metros e em Jujuy chegamos a 1214 metros



Em Jujuy abastecemos, coisa que fazemos praticamente em todos os postos pelo quais passamos, desde que  tenhamos andado em torno de 100 Km.

No trajeto de Jujuy a Purmarca (aproximadamente 60 km) paramos no Mirador de Leon para uma foto. Aqui cabe comentar que todos os rios pelos quais passamos estavam totalmente secos, o que é normal nesta época.  Eles só voltam a ter água no período de chuvas, de dezembro a abril aproximadamente.


Outro comentário importante é a mão de roda que tem sido o GPS com os mapas do Projeto Mapear da Argentina (www.proyectomapear.com.ar)Com certeza sem estes maps para Garmin, teríamos tido imensas dificuldades, para não dizer problemas.

Por volta do meio dia, estávamos chegando em Purmamarca. O acesso é através da Ruta 52.
Purmamarca assim como Tilcara esta localizada na região da Quebrada de Humahuac, que é um extenso vale montanhoso, no extremo noroeste da Argentina. É considerado Patrimônio da Humanidade.



Purmamarca em lingua Aymara significa “Povo da terra virgem”. Seu traçado é todo em torno da Igreja Santa Rosa de Lima, de 1648.




A frente da igreja está a Praça 9 de julho, com seu multicolorido mercado de artesanato local.




Uma das atrações mais conhecidas é o Cierro Siete Colores. EM função do horário e do sol, não conseguimos pegar o destaque das cores em todo seu esplendor.


Almoçamos  no restaurante La Posta que fica bem na frente da Praça. Eu optei por uma Cazuela de Cordeiro e o Paulo por uma Milanesa com batata frita. Restaurante muito bom, bem localizado, bem decorado e ótimo atendimento. Recomendo para quem andar por estas bandas.




Após o almoço, pegamos as motos e fomos fazer o “Passeo dos Colorados”, que é um trajeto de chão batido de 2,5 km, que sai do centro e contorna os morros, voltando novamente ao centro. Belas paisagens.








Saindo de Purmamarca, retornamos a ruta 9, para vencer os 26 Km até Tilcara, pois apesar de que o caminho para o Atacama seja através de Purmamarca, só existe gasolina nesta região em Tilcara.
Estávamos decididos a abastecer, encher os dois galões de 5 litros, pernoitar em Purmamarca e sair amanhã (segunda feira) cedo para atravessar a Cordilheira em Paso de Jama.


Ocorre que chegando em Tilcara, o posto só tinha gasolina Premium, que para ser colocada sozinha no tanque é muito forte. A previsão de chegada da gasolina super é para amanhã após o meio dia. Assim sendo ficaremos duas noites em Tilcara, saindo para Susques e Atacama na terça feira (24/09).



Tilcara é conhecida como a capital arqueológica da Província de Jujuy, e se destaca por sua localização na Quebrada de Humahuaca. Tilcara está a 2492 metros de altitude.
Fomos procurar hospedagem, e o primeiro local que procurei foi o Hostel Waira, pois eu tinha referências de outros motocilistas, e de que o dono do mesmo também era motociclista.




O GPS nos largou na porta, tinha vaga, e o local realmente magnífico para um Hostel. Ele possue indicações dos guias  Lonely Planet, Trip Advisor e outras mais.  Conhecemos o Fernando que é o proprietário, argentino de Mar del Plata e sua noiva Marta, ambos muito gentis e atenciosos. Ficamos cada um em um quarto, com aquecimento, wifi, café e as motos ficaram dentro do pátio junto a moto do Fernando. Diária de 150 pesos por pessoa, mas como somos motociclistas teremos um desconto. Site www.hostelwaira.com.ar

O hostel dispõe de uma cozinha comunitário muito ampla em um local agradável.
A tarde conhecemos o casal  Gabriela (espanhola) e o Matteo (italianos) que estão a algum tempo viajando com mochilas. Ela vai ficar ainda mais uns dois meses viajando, passando inclusive pelo Brasil. O Matteo ficará ainda um mês.



Em função da ótima cozinha comunitária, eu e o Paulo resolvemos fazer um carreteiro a noite. Compramos os ingredientes, e convidamos o Fernando e a Marta. Durante a preparação na cozinha, interagimos com diversos outros hóspedes, de diversas regiões da Argentina. O Fernando ofereceu um ótimo vinho da região de Salta.


Conversamos bastante, sobre tudo, e quando vimos já era 23:30 hs. Hora de ir dormir.

Km do dia:   233 Km
Km total:    2592 Km

2 comentários:

  1. Bela cidade,e o Paulo foi para a cozinha?confraternizar, este é o espirito do motociclista.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juarez, até pareçe que não conheçes o Paulo. Ficou todo o tempo em que eu preparava o carreteiro , sentado, reclamando que estava demorando. Nem lavou a louça. Abraço

      Excluir

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado