terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atacama/Machu Picchu - 11.dia - 24/09/2013 - Tilcara a Atacama

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A hora em que saímos dos quartos para arrumar as motos, por volta das 07:30 hs, estava um lindo dia de sol e uma temperatura de -1,0 grau.

Tomamos café, nos despedimos do Fernando e da Marta e as 08:50 hs estávamos na  estrada a caminho de San Pedro de Atacama, via Cordilheira dos Andes.
O Frio não foi problema, pois estava com duas segundas pele, um casaco do mesmo tipo da segunda pele, jaqueta de cordura com forro térmico, calça segunda pele, calça cordura com forro térmico, meia de lã de alpaca, tubo no pescoço, balaclava térmica, e duas luvas.

Passamos novamente pela entrada de Purmamarca e  continuamos em direção a Susques, subindo a Costa de Lipan.



O dia estava ensolarado, sendo que a temperatura a medida que andavamos variava entre 7 e 11 graus, mas quando tirava-se as luvas, as mãos congelavam. Nesta etapa começou a aparecer o nosso grande inimigo do dia: o vento.




O vento nos acompanhou praticamente todo o trajeto até uns 50 Km antes de San Pedro de Atacama. Simplesmente insuportável, com uma velocidade que calculo beirando entre 130 e 140 km.  Tivemos situações de praticamente sermos jogados fora da pista por ele. Em  Paso de Jama, no posto com a moto parada e calçada com os dois pés (tipo cavalete) o vento não a virou por muito pouco. Além disto quando o pegávamos de frente ele praticamente freava a moto, tendo situações em que não consegui andar a mais de 60 km. Evitamos ao máximo parar para tirar fotos, pois era um grande risco ser jogado ao chão com moto e tudo. Quando chegamos em Atacama, tivemos notícia de outros motociclistas que tiveram o mesmo problema e inclusive caíram.

Mas voltando ao trajeto, antes de chegar a Susques passamos pelas Salinas Grandes.






Chegamos a Susques por volta do meio dia e resolvemos não almoçar. O Paulo mesmo tendo gasolina nos galões resolveu completar o tanque, pois com a subida, queda de desempenho das motos e do vento, o consumo foi maior. Eu optei por não abastecer, pois calculei que com a gasolina restante no tanque e mais os 10 litros dos galões, seria suficiente.

Olha só o que é o posto de gasolina de Susques. Pelo que tudo indica, agora tem mais um na própria Ruta, uns 5 km depois de Susques.


Chegando em Paso de Jama, paramos no posto para colocar a gasolina dos galões no tanque, tomar um café e fazer a migração.



A migração e aduana chilena que era lá em San Pedro do Atacama, agora está integrada junto com a Argentina em Paso de Jama. Tivemos uma imensa sorte, pois 10 minutos depois de termos entrado na migração, chegou um ônibus de excursão e a fila que se formou foi imensa. Isto fez com que não nos fosse pedido para abrir a bagagem para a inspeção sanitária, pois eles tinham muita gente para verificar.



Continuamos com o vento muito forte e gelado, e na altitude de 4800 metros, neve acumulada na beira da estrada.


Os últimos 40 km até San Pedro de Atacama são praticamente uma descida só, pois saímos de 4300 metros para chegar em torno de 2300. A estrada inclusive a cada 1 km tem uma pista de emergência na lateral, para o caso de caminhões que tenham problema com os freios, possam entrar nela e ficarem literalmente atolados na areia com brita, parando quase que instantaneamente.

Chegamos em San Pedro de Atacama por volta das 18:00 hs do horário do Brasil, 17:00 no Chile.
Acabamos ficando no Hostel Rose de Atacama que fica a uma quadra da zona central. Os hotéis, hostels e comida, enfim, tudo está muito caro no Chile. Como neste hostel somente a partir de amanhã vai ter quarto com banheiro privativo disponível, ficamos esta noite em um com banheiro compartilhado. Uma nova experiência. O Hostel não tem café da manhã, disponibiliza cozinha, wifi e conseguimos colocar as motos dentro do pátio. Como é praticamente para dormir, está muito bom.



Jantamos no restaurante Delicias de Carmen, que fica praticamente na frente do hostel. O café da manhã será lá.
Já pegamos prospecto para o tour até o Geisers del Tatio. Os demais passeios deveremos fazer de moto mesmo, o que dará mais graça.

Km do dia:   440 Km
Km total:    3032 Km

3 comentários:

  1. É roupa!!! pensei que tinham engordado é frio e vento não combina com moto,belas fotos estou junto nesta.

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