segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Atacama/Machu Picchu - 10.dia - 23/09/2013 - Tilcara

+A +/- -A
Como o dia hoje seria de descanso e de espera pela gasolina, acordamos as 08:00 hs sem muita pressa. O café no estilo hostel estava bom: cafe, leite, chá, suco de laranja espremido na hora, pão, manteiga, marmelada e doce de leite.
Aqui cabe um comentário: já estou ficando tão condicionado no espanhol que me vi escrevendo "el desayuno era muy bueno, café, leche, te, jugo de naranja recien exprimido, pan, mantequilla, dulce de leche..."

A temperatura as 08:00 hs era de 1,7 graus, mas a sensação com certeza devia ser ainda menor. Estava muito frio, o que dá para notar pela foto abaixo.



O Fernando  avisou que nos esperava ao meio dia com uma parrilla.

Após o café, saímos a pé para conhecer o sitio arqueológico Pukara de Tilcara que ficava próximo ao Hostel. Acredito que caminhamos perto de uns 800 metros até chegar. O problema é que tinha subida, frio e altitude. A caminhada foi em passos lentos, mas valeu a pena.



Na segunda-feira a entrada é grátis, e nos outros dias o ingresso adulto custa 15 pesos. Logo na entrada do sitio está localizado o jardim Botânico da Altitude.






Após a visita a Pukara, passamos no Hostel, largamos luvas e alguns casacos e fomos caminhar no centro, conhecendo a praça e a feira de artesanato regional.









Por volta do meio dia voltamos ao Hostel e o Fernando já estava preparando o braseiro, onde colocou "assado de tira", " colita de quadril " e frango.






O almoço teve ainda uma bela salada com base de rucula, pimentão e pedaços de frango frio preparada pela Marta.
Depois disto, tivemos que ir tirar uma "siesta" até perto das 15:30, quando então fomos até o posto de gasolina. Infelizmente ainda não tinha chegado a "nafta". Nova previsão por volta das 17:00 hs. Retornamos ao Hostel pois estava ficando muito frio e demos tempo até as 17:00 hs.
Chegamos no posto, o caminhão do combustível já estava mas iria levar ainda por volta de 1 hora para descarregar. Encostamos as motos e entramo no café para dar tempo.

Formou-se uma longa fila, mas o atendente do posto nos colocou bem na frente para abastecer. Enchemos o tanque, e os dois galões e retornamos. A temperatura as 18:30hs era de 2 graus.

A Marta iria fazer um "nhoque ao tuco" para o jantar. Tuco é o nosso molho de tomate. A atenção que o Fernando e a Marta nos tem dispensado nos deixa até sem jeito. Por falta do nhoque, o cardápio foi um raviolli ao tuco, acompanhado de um vinho branco semillon de Mendoza e de uma boa conversa.

Como amanhã teremos a travessia da cordilheira, nos recolhemos mais cedo para organizar a bagagem.  Existe uma previsão de pegarmos um temperatura de -5 graus. Vamos preparados.

Hoje não houve quilometragem.


Um comentário:

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado