quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Atacama/Machu Picchu - 5.Dia - 18/09/2013 - Termas do Rio Hondo a Cafayate

+A +/- -A
O café do Hotel Los Olivos já ganhou a taça de o pior da viagem com certeza. Café preto, pão torrado, manteiga e geléia.

Saimos para a estrada as 07:30, pois nosso objetivo era chegar em Tafi del Vale ainda pela manhã, e nos deslcoarmos a tarde para Cafayate.

A foto abaixo foi tirada as 08:15, na Ruta 9 em direção a Tucuman, com uma temperatura de 4,5 graus, onde pode-se ver ao fundo as montanhas começando a aparecer.


Passamos por Famaillá, que fica no entorno de Tucuman, onde fotografamos uma espécie de santuário dedicado a familia.




Abastecemos e seguimos pegando a ruta que leva a Tafi del Vale. Para nossa surpresa, depois de uns 10 kms a estrada estava fechada até as 13:00 hs por motivo de manutenção. Como eram 10:30 hs, retornamos a Famaillá, demos um tempo no posto de gasolina e fomos almoçar na "la Parrila de Mauro".
O  Paulo foi de frango assado e eu  optei pelo assado de cabrito, acompanhados de "ensaladas" a vontade.




Por volta das 12:30 pegamos novamente a estrada para Tafi del Vale que liberou uns 10 minutos após nos chegarmos. A estrada realmente é um assombro, e para mim, coloca a Serra do Rio do Rastro no bolso. Infelizmente não pudemos tirar muitas fotos, pois não tinha como parar, e onde dava, acabava tornando-se perigoso, uma vez que em função do fechamento, ela estava com muito movimento. É claro que toda a nossa programação original tinha ido para o "brejo" com isto.




Mais ou menos uns 10 km antes de Tafi del Vale, passamos por "El Mollar" a exatos 2400 metros de altitude. Uma vista incrível.




Em Tafi do Vale, abastecemos e resolvemos continuar até Cafayate, cortando alguns locais em que pretendíamos parar, de modo que chegassemos antes do anoitecer.
De Tafi do Vale até Amoicha do Vale, são 60 km, e os ultimos 30 estão em obras de recapeamento, com um piso muito irregular, que reduz drasticamente a velocidade. Neste pedaço chegamos a uma altitude de 3052 metros, que foi a mais alta até agora. Nenhum sintoma do mal da altitude apareceu.






É interessante notar como a vegetação vai se alterando, e um clima meio desértico vai tomando conta.
Chegando em Cafayate, ficamos no Hotel Briones que fica bem em frente a praça central, com quarto individual a 100 pesos, com café (esperamos que seja melhor do que o de Termas do Rio Hondo), wifi, garagem. Sem luxo, mas bom.
Lá conhecemos um casal de brasileiros, o Idelfonso Ribeiro e a Gabriela que são de São Paulo e estão passeando. Conversamos por um tempo e eu fiquei de cita-los aqui no blog. Um abraço aos dois.





Tudo fica praticamente em torno da praça central. Uma cidade muito agradável para se ficar sem fazer nada, apenas curtindo o local.





Encerramos o dia com uma pizza no restaurante ao lado do hotel, no meu caso acompanhada de uma Salta gelada.



Km do Dia: 349 Km
Km total:   2122 Km
          

2 comentários:

  1. Lamento pelo café,fico feliz que estão aproveitando bem a viagem.
    Um forte abraço aos amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juarez, quanto ao café, isto vai ser um padrão aqui na Argentina. Nós brasileiros estamos mal acostumados com os cafés de nossos hotéis. Aqui é café, leite, uma media luna, manteiga e "una marmelada". Abraço

      Excluir

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado