O que significa 10w30, 20w40?
Classificação dada pela SAE - Society of Automotive Engineers, identifica a viscosidade do óleo, ou seja, sua maior ou menor fluidez. A importância da viscosidade está em duas situações opostas. Na partida em baixa temperatura, um óleo muito espesso pode dificultar o arranque e retardar a correta lubrificação, acentuando o atrito (por si só elevado) e o desgaste do motor nos primeiros instantes de funcionamento. Já no trabalho em alta temperatura, um óleo de baixa viscosidade pode se revelar muito fino e provocar queda na pressão de óleo, prejudicando a lubrificação dos mancais. O desgaste aumenta e, em casos extremos, o motor chega a fundir.
A classificação da SAE para lubrificantes de motor vai de 0W a 25W - onde o "W" significa winter, ou inverno, e indica um óleo tratado para mais alta fluidez em baixas temperaturas - e de 20 a 50. Os óleos antigos eram monoviscosos: atendiam a somente uma faixa estreita de temperatura. Atualmente só se utilizam em motores os lubrificantes multiviscosos, como o 20W40, que se comporta como um 20W na partida a frio e como um 50 no funcionamento a quente. Um óleo 15W50 representa um ganho de flexibilidade sobre o 20W40, o que o torna preferível -- mas não indispensável. Respeitar a recomendação do fabricante é o bastante para obter boa lubrificação e a melhor relação custo-benefício.
O que significam SG, SH, SJ?
É a classificação fornecida pelo API -- American Petroleum Institute, entidade que trata de assuntos referentes ao petróleo nos Estados Unidos. Os lubrificantes recebem uma classificação superior, isto é, com uma letra mais "alta" sucedendo ao "S", quando atendem a normas mais rigorosas de qualidade. Entre os aspectos envolvidos estão a lubrificação em uso intensivo, formação de borra (carbonização) nos condutos de lubrificação, oxidação e contaminação pelo combustível.
Os fabricantes sempre apontam nos manuais a categoria API exigida pelo motor. Empregar um óleo de categoria mais avançada (por exemplo, SL em vez de SH) só traz benefícios ao carro e onera pouco os custos de manutenção. Assim, vale a pena utilizar sempre a última geração, mas o motor não será danificado se você usar apenas a estabelecida como mínimo.
Assim sendo, o Motul 3000 20w50 API SG é melhor do que o Mobil Super Moto 20w50 API SF, (G é maior que F).
Assim sendo, o Motul 3000 20w50 API SG é melhor do que o Mobil Super Moto 20w50 API SF, (G é maior que F).
eo 10w30 é bom ou ruim?
ResponderExcluirVai depender da especificação do fabricante da tua moto. No meu caso, na XRE utilizo exatamente o 10w30 semi sintético, efetuando a troca a cada 3500/4000 km.
ExcluirTop, pensem eu, que não entendia nada de lubrificantes? Foi uma aula e tanto.
ResponderExcluirParabéns.Sou luluzinha e meu grupo é considerado ente aspas, mau informado, agora não sou mais kkkkkk
Tô colocando mecânico no bolço. rsrs
Oi Jesiania. O objetivo realmente é informar. Eu também quando comecei a andar de moto não entendia nada, e qualquer mecânico me dizia que tinha que trocar a toda hora. Obrigado por visitar o blog.
ExcluirÓtima explicação parabéns
ExcluirMeus parabéns pela sua aula com certeza vai ser muito útil
ResponderExcluirMeus parabéns pela sua aula com certeza vai ser muito útil
ResponderExcluirGilcimar, obrigado pela visita. Estas informações do óleo são daquelas coisas que estão no nosso dia a dia, mas não nos damos conta do significado. O objetivo realmente era informar e ajudar. Abraço
ExcluirOi eu tambe não entendo de lubrificação mas estou colocado o 10w30 na minha factor 125 será quê pode ou não? Fica minha pergunta espero a resposta
ResponderExcluirOi eu tambe não entendo de lubrificação mas estou colocado o 10w30 na minha factor 125 será quê pode ou não? Fica minha pergunta espero a resposta
ResponderExcluirFabricio, boa noite. Não sou um especialista, mas pelo que sei a Yamaha recomenda um óleo 20w50. Seria interessante verificares no manual da moto. Usando 0 10w30 ao inves do 20w50, terás na partida a frio como em alta temperatura um oleo mais liquido. Tem que ver se isto pode ser prejudicial no caso especifico da tua moto. Se tua moto é nova, talvez não haja problema, mas se já tiver bastante uso, um óleo mais grosso pode ser recomendado. Em resumo, use o óleo indicado pelo fabricante, aquele que consta no manual.
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ResponderExcluirFera coloquei um óleo 20w 50 da lubrax na minha cbtwister 2017 vir que ela perdeu a saída rodei 200 km será que tem danos ao moto
ResponderExcluirTens que ver a especificação no manual.
Excluiroi um abraço a todos. também tenho muitas dúvidas a respeito do óleo, e já li em alguns artigos que o óleo 10w30 que a ronda indica não seria o ideal, pois antes era indicado o 20w50. isso devido ao tipo de clima que temos em nosso pais, eu por exemplo moro em manaus e aqui é muito quente e muita gente vem defendendo que o 20w50 é mais indicado para os climas quentes. será... bem continuo na dúvida se alguém poder ajudar.
ResponderExcluirum abraço
Amigo, acredito que seria muito idiota por parte da Honda, indicar um óleo que não fosse o ideal. Qualquer problema técnico a responsabilidade é dela principalmente dentro da garantia. Para teres uma idéia, se eu fosse atrás do que dizem por ai (especialistas, loja de motos, etc) eu teria que trocar o óleo da minha moto a cada 1000/1500 km. O manual da Honda fala em 4000 Km. Sigo o manual e não tenho problemas. Quanto ao problema de clima, aqui em Porto ALegre temos tido 40 graus, e isto não muda a especificação do óleo. Grande abraço.
Excluirolá boa tarde amigos tenho uma Burgman injeção 13/14 posso colocar o óleo 20 w 50 API SL ? Está com 12.600 k
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ExcluirDeyvid boa noite. Partindo do princípio que te referente a uma 125i, o óleo recomendado é 20w50 SF. Como o indicador SL é superior ao SF, você pode usar sim.
ExcluirBoa noite Sérgio outra dúvida por favor. Óleo de transmissão qual eu posso colocar pois vou tirar tudo obrigado até o momento
ResponderExcluirDeyvid, não sou nenhum especialista, mas segundo o manual da Burgmann 125, o óleo da transmissão deve ser o mesmo oleo do motor, 20w50.
ExcluirOlá minha Burgman i 13/14 Com quantos km se troca esse kit correia e roletes. A minha tem 12,800 k obrigado
ResponderExcluirDeivid, como qualquer kit de relação, é dificil precisar uma km especifica para troca. Tudo depende de como voce anda com a moto, cuidados de manutenção e lubrificação. O ideal é ir em um mecanico de confiança e pedir para ele verificar como está. Abraço
ExcluirOlá amigos alguém sabe a quantidade de óleo de transmissão devo colocar ?
ExcluirPosso colocar o 15w50 na xre... Obrigado
ResponderExcluirO oléo recomendado para a XRE pelo manual (pelo menos da minha) é o 10w30. Existem mutias discussões dizendo que o ideal seria 20w50 e por ai afora. Na duvida siga o manual do fabricante, pois com certeza ele não iria correr o risco de recomendar um óleo que não fosse o indicado. Veja que entre 10w30 e 15w50, estamos falando quase do dobro de fluidez quando o motor estiver quente.
ExcluirShow!!! Adorei a explicação.
ResponderExcluirUm corola com 230.000 km rodados qual seria o óleo melhor recomendado
ResponderExcluirO original e 10w 30
Continuar com 10w30 mineral.
ExcluirO oléo motul 2oW40 é recomendado para moto gold wing?
ResponderExcluirMinha nota fiscal veio marcando que o óleo utilizado no Honda fit 2013 2014SAP 10 W30 è correto? Sendo que o manual pede para usar w20 sintético alguém pode me ajudar
ResponderExcluirposso usar um óleo lubrax 10w30 semi sintético na factor 150 2018
ResponderExcluirTenho um Honda CRV 2006 com 200 mil km rodados, qual oleo seria recomendado?
ResponderExcluirQual seria a melhor marca de óleo 10w30 semisintetico no mercado atualmente?
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