segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Viagem a MG - 14.Dia - 19/11/2012 - Rio de Janeiro

+A +/- -A
Tomamos o café da manhã no Hostel, a partir das 08:00 horas. Café simples, dentro da proposta deste tipo de hospedagem, mas que mantém qualquer um de pé. Pão de forma, pão francês, manteiga, geleia, bolo de fubá quentinho, cafe, leite, dois sucos, laranja, maça e banana.
Aproveitando que estamos falando do Hostel, a diária que conseguimos via Internet quando da reserva foi de U$ 72,00 (setenta e dois dólares) por apto de casal ou duplo.

Saímos, o Paulo, eu e o Possani, em direção a Niterói. Passamos pela ponte Rio-Niterói, com pedágio apenas no sentido de ida, de R$ 2,45 por moto. Após passar o centro de Niterói, fizemos uma parada para fotografia.

Vista do Rio de Janeiro a partir de Niterói, vendo-se a esquerda o Pão de Açúcar, no meio o Cristo Rdentor,
e mais para o lado o Morro do Homem deitado
Nossa próxima parada foi o Museu de Arte Contemporânea de Niteroi, conhecido como MAC, foi projetado por Oscar Niemayer, e está localizado sobre o mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói.

Vista do Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Passamos pela praia de São Francisco e de Charitas, onde paramos para uma água de coco.

Praia de São Francisco e Charitas em Niterói
Vista do Rio de Janeiro ao fundo e a direita Niterói, a partir do mirante da Boa Viagem

Chegamos na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, datada de 1612. Não foi possível fazer a visitação interna pois ela não abre nas segundas feiras. O filme "Nosso Lar" teve as cenas do hospital espirita gravadas aqui.

Via de acesso a Fortaleza

Retornamos parando novamente na praia da Charita para comer sardinha frita, no mesmo quioske onde tínhamos tomado água de coco na ida.

Depois da sardinha, passamos na Urca para mais algumas fotos e depois, fomos, eu e o Paulo para o bondinho do Pão de Açúcar. O Possani retornou ao Hostel.

Vista a partir da Urca
Com 100 anos, o bondinho do Pão de Açúcar continua sendo junto com o Cristo Redentor, a pprincipal atração do Rio de Janeiro. O ingresso adulto está R$ 53,00, e crianças e acima de 60 anos pagam a metade.  A primeira parte do trajeto vai até o Morro da Urca, que tem 220 m de altura. Já a segunda parte do percurso, vai do Morro da Urca até o Pão de Açúcar, que tem uma altura de 396 metros. A capacidade do bondinho é de 65 pessoas, e esta é a terceira geração dos bondinhos.

Primeira geração dos bondinhos. Não sei se eu andaria...

Segunda geração, funcionou até 2007

Deu para notar que a exploração nos preços é grande, seja nas lancherias como na loja de souvenirs. Uma água de 350 ml custa R$ 3,00, um espetinho de queijo coalho, fica em R$ 9,00 e uma simples empada R$ 6,00.  Na loja de souvenir, você não acha nenhuma camiseta por menos de R$ 30,00 a R$ 60,00. Uma garrafinha de areia pintada (que na prática é típica do nordeste e lá custa em torno de R$ 5,00) aqui sai por R$ 32,00.
O Rio de Janeiro é realmente uma cidade linda, mas não sei por que, eu não consigo coloca-lo na lista das minhas cidades preferidas. Continua com muita sujeira na rua, e com um trânsito onde a grande maioria não tem a menor educação e preparo para tal.

Encerramos o dia com uma pizza e chopp, mas é claro que o Paulo tomou água.