quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Viagem a MG - 1.Dia - 06/11/2012 - Porto Alegre a Itapema

+A +/- -A
Nos encontramos no Posto Shell que fica na esquina da Rua Dona Alzira com Assis Brasil, e depois da tradicional foto, pegamos a estrada as 07:30 hs.

As 08:50 hs, fizemos nossa primeira parada em Osório, para um cafezinho e água, após passar pelos dois pedágios da Free Way, R$ 2,15 no de Gravataí e R$ 4,25 no de Santo Antônio.

As 10:00 horas, após percorrer 183 Km, paramos após a entrada de Torres para abastecimento e lanchinho de alguns.

Nossa próxima parada prevista seria em Criciuma, mas como passamo por lá bastante antes do meio dia, esticamos até Tubarão, onde paramos para almoçar.

Nosso almoço foi no Restaurante Machado, que fica na via lateral a direita, após o viaduto que  dá acesso ao Gravatal, 133 Km depois da parada de Torres.

O restaurante trabalha com buffet a quilo, ao preço de R$ 29,80 o Kg. Não tem buffet livre, o que se você estiver com muita fome, irá encarecer a sua refeição. O buffet é bom, tendo inclusive carnes tipo churrasco.
Por volta das 13:00, abastecemos ainda em Tubarão e pegamos a estrada em direção a Laguna.
Este pedaço da BR 101, é o que está em piores condições, gerando engarrafamentos próximo a ponte de Laguna.
A sinalização nos desvios é praticamente inexistente, o que pode tornar uma viagem noturna, bastante perigosa.
Fazia aproximadamente 18 meses que havia passado pelo trecho catarinense da BR 101, e em muitos pedaços continua exatamente igual, ou seja, nada foi feito. Existem trechos que nem capina para terraplanagem foi feito. Isto fez com que nossa média de deslocamento baixasse.

Por volta das 15:10 hs, paramos logo após Florianópolis para café, agua e esticar as pernas. O Paulo aproveitou para tomar o café da tarde.
Havíamos passado por mais um pedágio, em Palhoça, ao custo de R$ 0,75 por moto, e depois na altura de Porto Belo, mais um, também de R$ 0,75.

Em torno das 16:30 chegamos a Itapema, depois de 500 Km rodados.

Hotel

Eu e o Paulo ficamos no hotel D'Luz (http://www.hoteldluz.com.br/), que está situado na Rua Carlos Romeu dos Santos, 305, Bairro Canto da Praia. O Possani e a Cris ficaram na casa de amigos.

Se você tentar localizar este endereço no Google, ele vai indicar que é para o outro lado da BR101, assim como em alguns GPS. A localização correta é -27.089715,-48.608944. Subindo a Br101 ele fica  a direita.
Estávamos eu e o Paulo com reserva feita, e a diária em apto de solteiro com café da manhã foi de R$ 55,00.
A diária balcão hoje, está já em R$ 60,00
Apartamentos com ar condicionado, tv, frigobar, café da manhã, internet wi-fi, piscina e estacionamento fechado. Fica a aproximadamente 100 metros da praia, no caso da praia Canto da  Praia. Uma ótima relação custo benefício.

ITAPEMA

Situada a 12 quilômetros de Balneário Camboriú e a 60 quilômetros de Florianópolis, Itapema é o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina.
Muitas vezes já havia passado pela BR, mas nunca parei. Chamou a atenção que Itapema é uma faixa de terra, espremida entre a BR e o mar.
Possue 7 km de orla, sendo considerado um dos melhores banhos de mar do litoral centro-norte catarinense, isso em função da implantação de um rigido código de construções, que faz com que as construções não projetem sombra sobre a faixa de areia, permitindo quase que um dia inteiro de sol na praia.

Distância de Florianópolis - 60
Distância de Porto Alegre - 540 km
Distância de Curitiba - 220 km
Distância de São Paulo - 640 km

Após fazermos o chek-in e largar a bagagem no hotel, saímos para dar uma conhecida no local.
Bem perto do Hotel, fica o acesso ao Mirante do Encanto, mirante este localizado no topo de um morro localizado no Canto da Praia.

O acesso ao topo do mirante se dá por elevador, e o acesso  é gratuito.  Chegamos por volta das 17:30 hs, a placa dizia que o horário de funcionamento é até as 18:00 hs, mas não tinha mais nenhum funcionário, estando a recepção fechada. Mesmo assim foi possível subir sem problemas.
A vista realmente é magnifica, sendo possivel ver toda Itapema.

Do mirante, pegamos a Av. Beira Mar, bem no inicio, logo após a Ponte dos Suspiros. Ela acompanha toda a praia do Centro.

Praia do Centro
Nos deslocamos por ela até o final, voltando a pegar a marginal da BR, até acessar a Av. Nereu Ramos, que tem mão unica no sentido do norte para o sul. Trata-se de uma avenida larga com prédios muito altos, dos dois lados.

Vista da Av. Nereu Ramos
As tres praias centrais, são a Praia do Canto, a do Centro (Av. Beira Mar) e a Meia praia, que deve ter mais de 4 km de extensão, e possue um calcadão e ciclovia entre o mar e os prédios, em toda sua extensão.
Além destas, existem ainda a Plaza, que atende ao Itapema Resort, a Praia do Cabeço ou Grossa, que fica logo após ao Canto da Praia, e é uma praia selvagem. Fica a 5 km do centro. A sexta e ultima praia é Ilhota, e fica 3,5 Km distante.

Calcadão toda extensão Meia Praia
Olhando a paisagem no calcadão
A noite por indicação da recepção do hotel, fomos jantar no Restaurante Cabral, que fica a duas quadras do hotel, o que nos possibilitou ir a pé.

Pedimos a tradicional anchova grelhada, prato para duas pessoas, que está presente em todos os restaurantes. Segundo o garçom, ela vinha acompanhada de batata sauté, pirão de peixe, arroz branco, arroz a grega e arroz com castanha. Por via das dúvidas, pedimos uma salada mista.
Depois de torradinhas, manteiga, uma espécie de queijo mole, bolinho de peixe e torradas gratinadas, nossa surpresa começou com a porção de salada. Alface, rúcula, palmito, tomate, cenoura inteira, cenoura ralada, azeitona, pepino em conserva, em uma porção bastante generosa.

Quando veio a anchova, nova surpresa. Um prato muito bem servido para duas pessoas. O tempero tanto da anchova como do pirão estavam muito bons.
Pela qualidade das porções, os preços foram justos. A anchova, para duas pessoas, R$ 42,90 (alguns restaurantes do centro a ofertavam por R$ 39,90, mas não sei como eram). A salada mista, R$ 19,00. Com água e couvert, R$ 41,00 por pessoa.

Muito bom, recomendo.

O  Restaurante Cabral Itapema, fica na rua 113, número 500, Centro, apesar de sua localização ser no Canto da Praia. Telefone: (47) 3368-2387. Ele tem a frente toda envidraçada, voltada diretamente para o mar. Tem estacionamento. Um local realmente muito agradável.

Café da manhã
O café do hotel correspondeu as expectativas. Um café, mais do que suficiente para iniciar o dia. Muito bom.
Acredito que com isto, podemos dizer que o Hotel D'Luz foi aprovado, e pode ser recomendado.

1. Adorei Daddy, aproveite e nao corra por favor!! Boa viagem, beijo!!

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado