quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Viagem a MG - 8.Dia - 13/11/2012 - Congonhas e Conselheiro Lafayete

+A +/- -A
O dia hoje prometia ser calmo e mais tranquilo do que os anteriores, em virtude de que tínhamos o dia inteiro para poucas atividades.
Antes de mais nada, vou falar um pouco sobre o Hotel dos Profetas. As reserva haviam sido feitas a mais de mês, sendo a diária de apto. solteiro R$ 77,00 e a de casal R$ 150,00. Apartamentos com ventilador de teto, frigobar, internet wifi, televisão, café da manhã e estacionamento interno.

Fachada Hotel

Os aptos simples, mas muito limpos, com troca de toalhas todos os dias, e um bom chuveiro, e um atendimento muito atencioso por parte de todos.

O café da manhã relativamente simples se comparado a Pousada de São João del Rei, mas suficiente para iniciar o dia. Sucos de Goiaba, Abacaxi e Laranja, café, leite, chá, frutas (mamão, banana e melancia), Pãozinho (o tradicional cacetinho do sul), queijo branco, presunto, um bolo, mel, um tipo de biscoito doce e um de biscoito salgado.

A avaliação é de um hotel simples, mas que entrega aquilo que oferece, e com uma diária compatível a isto. Com certeza voltaria a me hospedar nele.
O Hotel dos Profetas fica na Rua Julia Kubitschek, 54, Centroa uma quadra da prefeitura, e com restaurantes e padarias próximos.

Após o café abastecemos as motos e fomos todos novamente ao centro histórico, com o objetivo de entrar na Igreja do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos, em virtude de que no dia anterior ela estava fechada (não abre nas segundas feiras).
No interior da Igreja é proibido fotografar, mas o local é magnifico, e transmite uma grande paz. Algumas peças do altar estão sendo atacadas por cupim e necessitam de restauração imediata. Parte da cúpula já foi restaurada. Dentro da igreja só existem 4 relicários de autoria do Aleijadinho, tendo sido estes inclusive, os últimos trabalhos dele.
Os dois Anjos tocheiros que estão na frente do altar, todo em madeira são obras em cedro, de autoria de Francisco Vieira Cerva. O altar é de autoria de Francisco Lima cerqueira.

Um dos altares laterais
Aproveitamos para ver em detalhes a estatua do profeta Amós, em relação ao fato de ser a única que tem iris nos olhos. Verificamos também a degradação da pedra do Profeta Jeremias.

Profeta Amós e suas iris

Os 4 Profetas

Profeta Jeremias, está sofrendo degradação da pedra.

Até parece que a prefeitura ouviu nossas criticas, pois estavam cortando o mato e capim das pedras na frente da Igreja.
Dali passamos na Igreja Matriz de São José que fica no meio da Ladeira, construída em 1817, é uma das poucas igrejas do Barroco Brasileiro que tem as suas torres arredondadas.

Ladeira onde esta situada a Igreja de São José

No caminho para o Parque da Cachoeira, passamos pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que está em reforma. Foi construída em 1734 em estilo jesuítico. Sua nave sem colunas é uma das maiores do barroco mineiro.

Ainda antes do Parque, demos uma paradinha na antiga estação de trem de Congonhas, inaugurada em 1914. É uma obra tombada pelo IPHAN. Funcionou até os anos 90.

Depois de andarmos aproximadamente 6 km, chegamos ao Parque Ecológico da Cachoeira, que possu uma completa infraestrura de lazer, com piscinas, canchas, sanitários, churrasqueiras e o principal atrativo, que é uma das quedas de água (na verdade a úlitma das quedas) do Rio Santo Antônio.
A água estava barrenta em função da chuva na noite anterior e da grande quantidade de residuos gerados pelas mineradoras da região.

Cris sendo autuada por porte ilegal de armas...

Paulo tentando fechar a comporta para encher o lago...
Retornamos ao hotel, deixamos as motos no estacionamento e fomos almoçar, no Brasa Gril, que fica em frente a prefeitura. Buffet a quilo com churrasco a R$ 29,90. Não recomendo. Buffet fraco, com péssima apresentação, e as carnes (picanha e alcatra) muito duras.

Após o almoço, eu e o Paulo resolvemos ir até Conselheiro Lafaiete, que fica a aproximadamente 23 km de Congonhas, no sentido Rio de Janeiro.  A cidade não tem nada de turístico, baseia-se no comércio. É uma cidade grande, onde sua avenida principal é dupla e cada pista muito larga. Não parece que estamos em uma cidade do interior.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em Conselheiro Lafaiete
Pegamos chuva na ida e na volta, sendo que pudemos neste caso verificar a poluição que as mineradoras estão gerando na região, pois diversas placa de sinalização ficam totalmente encobertas pelo pó que vira barro com a chuva.

Ao chegarmos em Congonhas paramos na Padaria Degust, para o café da tarde do Paulo. Hoje eu fiz companhia comendo um pedaço de bolo de fubá e pãozinho de queijo. Está padaria é muto boa, com uma imensa variedade de pães, doces e salgados, com preços muito honestos. Ela fica na Av. Júlia Kubistcheck, 441, junto a Choperia Xeque Mate, que comentaremos mais abaixo. Andando por Congonhas não deixe de passar nesta padaria para um lanche.

Ao final da tarde comemos jaboticaba, que o Paulo ganhou de um vendedor no centro. Ele contou tanta estória, que o vendedor para se ver livre dele, deu um saco de jaboticaba. Diga-se de passagem, nunca comi jaboticaba tão doce.

A noite nos encontramos com o Possani e a Cris na choperia Xeque Mate, que fica junto a padaria Degust. Já havíamos jantado ontem por lá, e como tanto serviço como a comida tinham sido de qualidade, retornamos.
Para nossa surpresa, as terças feiras eles fazem um buffet de comida de buteco, a partir das 21:00 hs, pelo preço de R$ 11,90 a vontade. Eu e o Paulo cancelamos o pedido a la carte e optamos pela comida de buteco. Muito bom mesmo, entre os pratos tinha:
- Mandioca Frita
- Moela
- Linguicinha com cebola
- Almondegas
- Figado com cebola e jiló.

Tudo isto acompanhado por chopp, e contando com o atendimento de uma garçonete muito simpática e sorridente, que era a Michéllita (dois "eles" e acento no e, como ela diz).

A choperia Xeque Mate e a padaria Degust, ficam na A. Júlia Kubistcheck 441, em frente ao posto Ipiranga Auto Posto Turista. Realmente vale a pena passar lá.