quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Viagem a MG - 24.Dia - 29/11/2012 - Santos a Registro

+A +/- -A
Antes de falar do dia de hoje, quero ainda fazer um comentário em relação as ciclovias e ciclistas, pois a cidade de Santos possui ciclovias praticamente em toda sua extensão.
O que chama a atenção aqui, e em todas as cidades pelas quais passamos, assim como também em Porto Alegre, é a falta de educação e de respeito dos ciclistas para com tudo e com todos. Se um pedestre cruza a ciclovia, e eventualmente ele tem que reduzir, ele xinga, diz palavrão e sai resmungando. Vimos inclusive o que deveria ser uma senhora, digo deveria, pois com a educação que apresentou, com certeza não era.
Em todas as cidades onde andamos, eles não respeitam nenhuma regra de trânsito.
As cidades fazem campanhas para que os motoristas respeitem os ciclistas, mas o que tenho visto é que os ciclistas não respeitam nada. Sei que existem exceções, mas nestes quase 30 dias de viagem, não enxerguei nenhum ciclista parando em sinal e por aí afora.
Acredito que enquanto não houver uma maneira de penalizar os infratores, isto não vai mudar. Não é por estar em uma ciclovia, que ele pode não respeitar o pedestre e as leis. Imagina se os motoristas fizessem a mesma coisa.

Mas vamos ao nosso dia de hoje. Tomamos café, carregamos a bagagem e pegamos a estrada, em direção a Registro na Br 101 via litoral. Nosso percurso até registro era de 188 Km,

Uma pequena parada em Itanhaém, para fotografia. Esta parte sul do litoral paulista é muito parecida com o nosso litoral do Rio Grande do Sul, só areia, sem nenhum atrativo.


A 85 km de Santos, paramos em Peruíbe. Também com o mesmo tipo de litoral, mas o que chamou a atenção foi a extensão da praia. Fomos até as ruínas de Abarebebê, que são na realidade as ruínas da Igreja de São João Batista, que fazia parte do único aldeamento indígena do litoral paulista. O ingresso custa R$ 1,00 e com certeza se continuar do jeito que está, muito breve não vai existir mais nada, pois a degradação e a falta de manutenção são evidentes. O mato toma conta, o banheiro é imundo. Mais uma vez o pouco caso das prefeituras fica evidenciado.








Paramos na praia de Oásis, ainda em Peruíbe, em um quioske para almoçar.

Orla de Peruíbe




De Peruíbe a Registro foram mais 103 Km. Fomos ao Hotel Regis II, onde tínhamos reserva. Lá chegando o Possani resolveu não ficar, e ir adiante. Nos despedimos dele e da Cris, uma vez que durante o restante da viagem não mais nos encontraremos, e fizemos nosso check-in. O Hotel Regis II está localizado na rua São Francisco de Xavier, 70, centro, a uma quadra da Catedral. Apartamento de solteiro com duas camas, café da manhã, frigobar, televisão, estacionamento interno coberto, internet wifi, elevador, com diária single   a R$ 75,00.
Os quarto são realmente muito bons, e espaçosos. O chuveiro que para mim é importante, também muito bom. Com certeza uma boa opção.




Saímos para caminhar por perto do hotel, e descobrimos o Memorial da Imigração Japonesa do Vale da Ribeira, que fica nos prédios da KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), que foi onde praticamente a cidade de Registro começou. A Kaiko foi a empresa responsável pela colonização japonesa no vale da Ribeira. Ali também era feito o beneficiamento do arroz Moti.
Hoje  no memorial, existe um museu da colonização japonesa e uma exposição de quadros de artistas pertencentes a colonia japonesa.



Moedor de Chá

Um dos quadros da exposição

Kabuto - Capacete Samurai

Lampiões
Fotografamos a Catedral e o Parque Beira Rio, que como o nome diz, fiz a beira do Rio Ribeira.

Catedral São Francisco Xavier

Parque Beira Rio

Parque Beira Rio

Parque Beira Rio
No caminho de volta ao hotel, a tradicional paradinha na confeitaria, para o lanche da tarde. O Paulo atacou de café com leite e massa doce, e para que ele não comesse sozinho, tomei um café preto com croissant.



A noite foi em um bar no Parque Beira Rio, com direito a frango a passarinha e chopp (é claro que o Paulo foi de H2O).

Já andamos até agora, aproximadamente 3900 Km. Amanhã temos 335 Km até Joinville. Pretendemos sair cedo, para no inicio da tarde estarmos chegando lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado