sábado, 10 de novembro de 2012

Viagem a MG - 5.Dia - 10/11/2012 - São João Del Rei

+A +/- -A
Por volta das 07:30 hs, eu e o Paulo fomos tomar café. Realmente muito bom, além do tradicional, tinha pão de queijo  novinho, torta de requeijão, bolo de fubá, bolo de laranja, entre outros.  No café de amanhã pretendo provar a variedade de biscoitos.

Salão do Café

Após o café, peguei a moto e fui até a concessionária Honda, comprar uma capa de chuva para o Paulo, já que a dele tinha rasgado na vinda para São João del Rei.
A chuva já estava presente pela manhã, e permaneceu durante todo o dia, hora mais forte, hora mais fraca.

Saímos a pé, com capa e capuz para fazer o tour pelos pontos turistícos, uma vez que pelo fato da Pousada estar situada no centro histórico da cidade, todos ficam relativamente perto, para serem feitos a pé.

Começamos pela capela de Nossa Senhora das Dores. Foi inaugurada em 1918, sendo a única da cidade em estilo neogótico, enquanto que nas demais o predomínio é do barroco.

Na continuidade da rua,  fica a Praça dos Expedicionários, com algumas peças de artilharia anti aérea. A Praça fica bem na frente da Igreja de São Gonçalo Garcia. Sua construção iniciou em 1772 e foi concluída em 1903. A escadaria foi construída em 1915. A construção levou 131 anos, e com isto eu descobri onde alguns governos se espelham para fazer obras...

Praça do Expedicionário

Praça do Expedicionário, com Igreja de São Gonçalo Garcia ao fundo

Igreja de São Gonçalo Garcia
Um pouco mais adiante fica o Chafariz da Legalidade, de 1834, que é o único em pedra sabão existente hoje na cidade. Aqui cabe destacar que tivemos a impressão de que a cidade e os monumentos estão sujos e mal conservados. A praça com muito mato, e as pedras do chafariz com limo. Deu para entender por que o atual prefeito não foi reeleito. Esta mesma impressão foi dada pelo transito confuso, e  com sinalização deficitária. Algumas igrejas a pintura já foi embora a horas.

Logo a seguir passamos pela Igreja de São Francisco de Assis. Começou a ser construída em 1774, e é considerada um dos mais belos exemplos do período conhecido como barroco mineiro.

A praça na frente da Igreja tem o formato de uma lira, os altos coqueiros, dependendo da posição do sol, projetam a sombra fazendo as vezes das cordas.  Segundo o que me disseram, hoje já não é uma lira tão perfeita, graças aos prefeitos que resolveram modificar a rua.

Na rua lateral, em frente a Igreja, fica o museu Tomé Portes del Rei.

Ao lado do museu, uma bela casa, nas mesmas proporções do museu, é a casa dos freis. Após a casa dos freis, fica a entrada para uma unidade da UFSJ e para a biblioteca municipal, tendo na frente do terreno a capela Nossa Senhora de Lourdes.

Capela Nossa Senhora de Lourdes
Imagem em azulejos na frente da capela

Vista pátio interno UFSJ

Pátio interno UFSJ
Descendo a rua em direção ao Memorial Tancredo Neves, passamos pela Associação dos Artesãos. Entramos para ver a imensa variedade de artesanato da região e conhecemos a Irene, que é uma uruguaia muito simpática e prestativa, que está a 20 anos no Brasil e cuida da loja.  Nos deu diversas dicas em relação a Tiradentes e ao distrito de Bichinho que pretendemos ir amanhã. Disse que não podemos deixar de almoçar no restaurante da Angela, em Bichinho, que serve a melhor comida tipica da região.

Ainda nos levou por uma porta lateral e nos mostrou a primeira biblioteca de São João Del rei e a casa de Barbara Eleodora, mulher do inconfidente Alvarenga Peixoto. O acesso é apenas por ali.

Primeira biblioteca de São João Del Rei

Residencia de Barbara Eleodova, mulher de Alvarenga Peixoto
Descendo a rua chegamos ao Memorial Tancredo Neves, que fica na esquina em frente a Ponte do Rosário. É claro que o Paulo teve que bater um papinho com o Tancredo.

Vista da rua Pe. José Maria Xavier onde fica o memorial Tancredo Neves
Memoria Tancredo Neves visto da Ponte do Rosario
Papo entre amigos
Memorial Tancredo Neves
Igreja Nossa Senhora do Rosário. É a igreja mais antiga da cidade, datada de 1719.

Solar dos Neves, fica praticamente em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Nesta mesma rua, Getúlio Vargas,  existem diversas lojinhas de artesanato e de produtos em estanho.

No meio da quadra, encontra-se a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. É considerado um dos mais belos templos de Minas Gerais pela beleza e riqueza de seu interior. Foi construída em 1721.

Ao final da rua Getúlio Vargas, fica a igreja Nossa Senhora do Carmo e o Solar da Baronesa Itaverava, que abriga hoje o Cento Cultural da UFSJ, onde estava acontecendo uma exposição de mandalas. A igreja de Nossa Senhora do Carmo começou a ser construída em 1733 e foi a que mais demorou a ser concluída.

Casario antigo nos arredores da Igreja Nossa Senhora do Carmo

Solar da Baronesa de Itaverava

Em frente ao Solar fica a rua da Cachaça, que era a antiga zona de prostituição da cidade.

Ponte da Cadeia de 1798, com a Prefeitura no lado esquerdo. O prédio da prefeitura foi inaugurado em 1849, tendo em seu andar superior a Câmara Municipal, e conforme costumes da época, a cadeia no térreo.

Museu da Força Expedicionária Brasileira
Por volta do meio dia, retornamos a Pousada e nos encontramos com o Possani e a Cris, e fomos almoçar no restaurante Chafariz, buffet a quilo, a um preço de R$ 29,90 o quilo. Um bom buffet, com bastante variedade e bastante movimento. A indicação foi da recepção da pousada.

A tarde, o Possani e a Cris saíram para fazer o mesmo tour que tínhamos feito pela manhã, enquanto eu e o Paulo pegamos as motos e subimos o morro até o mirante do Cristo Redentor, de onde apesar do tempo chuvoso, podemos ter um vista completa de São João del Rei. Novamente nos chamou atenção o abandono da área onde esta a imagem. Mato crescendo em quase toda a extensão, entre as lajotas de concreto. Novamente o descaso da prefeitura com o bens públicos.

No final da tarde acompanhei o Paulo, até a confeitaria, para ele tomar o tradicional café com leite da tarde, acompanhado das 3 fatias de bolo.

Encerramos a noite no Del Rei Café, que apesar do nome, é um choperia, Servem o chop da Cervejaria Backer, que é original da Serra do Curral. Um chop muito bem tirado e saboroso, ao preço de R$ 4,20 a tulipa. Diversos pratos, com preços individuais variando de R$ 21,00 a R$ 30,00. Porções bastante grandes e  bem elaboradas. Vale a pena. O Del Rei Café fica na rua Tiradentes, 553. Esta rua abriga diversos bares e restaurantes.

1. Estamos viajando juntos e matando saudades das nossas viagens,inclusive tomando o café com leite do Paulo. Sucesso!
    Abraços,
    Marco e Anete.

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado