domingo, 29 de abril de 2018

Porto Alegre - Escadaria da 24 de maio

+A +/- -A
Um local que já havia ouvido falar, mas nunca tinha ido conhecer, apesar de com certeza ter passado diversas vezes por ela. É um local desconhecido de grande parte dos moradores de Porto Alegre.
Me refiro a escadaria da rua 24 de maio, que liga a parte alta da Rua Duque de Caxias à rua Desembargador André da Rocha. Ela está localizada na Duque de Caxias em frente ao triângulo formado pelas ruas Vigário José Inácio e Jerônimo Coelho.


No século 19 era conhecido como Beco da Fonte, e recebeu a escadaria em 1942, que era muito ingrime, muito ruim e perigoso de descer, tanto pelos degraus como pela escuridão que ali reinava a noite, propiciando muitos assaltos.
Passou a chamar-se Rua 24 de maio em 1936 em homenagem a Batalha de  Tuyuty.

É inspirada na escadaria Selarón, do bairro carioca da Lapa (imagem abaixo).


Ela  foi revitalizada em 2007 pela Prefeitura, que colocou corrimãos e iluminação. Em 2011 os degraus foram revestidos com azulejos de diversos tipos, com pinturas, poemas e frases dos próprios moradores do local, obra da artista plástica Clarissa Motta Nunes.




Pelo estilo dos prédios, é um local que nos remete um pouco ao passado. Existe até uma associação que trabalha pela preservação do local, a Associação dos Amigos da 24 de Maio.
É um belo local para ser visitado durante o dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado