terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Porto Alegre - Monumento ao Laçador

+A +/- -A

O Monumento ao Laçador é o símbolo mais conhecido de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Representa o Gaúcho em seu traje típico (pilcha). Está localizado desde 2007 no acesso ao aeroporto Salgado Filho, no que é conhecido como o Sítio do Laçador.



Originalmente estava localizado um pouco mais adiante (para quem chega a Porto Alegre pela Br 116), na confluência da Av. Farrapos com Ceará, local que era conhecido como Praça do Bombeador, mas foi transferido para o atual local em 2007 devido a construção do viaduto Leonel Brizola.
Foi tombada como patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001. O tradicionalista Paixão Côrtes foi o modelo da obra, mas nem todos conhecem a história completa do monumento.



Em 1954, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, aconteceu uma exposição em homenagem ao IV centenário da fundação de São Paulo, e lá foi organizado um concurso público que tinha por objetivo a construção de uma escultura que representasse o homem típico do Rio Grande do Sul. A escultura vencedora ficaria em exposição durante a feira. Três artistas participaram: Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi. A obra de Antonio Caringi, natural da cidade de Pelotas,  foi a vencedora. Ele apresentou um modelo em gesso que deveria ser fundido em bronze. A obra foi doada ao estado de São Paulo (isto mesmo, um monumento ao gaúcho, doado a São Paulo).

Como Porto Alegre não possuía nenhum monumento que homenageasse sem próprio povo, houve um reivindicação popular para que a estátua fosse comprada. A prefeitura de Porto Alegre comprou a estátua em setembro de 1958, sendo inaugurada na praça do Bombeador, onde ficou até 2007.

Sua altura é de 4,45 metros e pesa 3800 Kg.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado