sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Maquiné, Barra do Ouro e Morro Alto - 21/01/2013

+A +/- -A

O dia amanheceu com um belo sol, e resolvi pegar a moto e ir até Maquiné e Barra do Ouro, mais especificamente nas Cascatas do Garapiá e Forqueta.


Sai da praia por volta das 08:30 hs, acessando a Estrada do Mar em direção a Xangri-lá , que a esta hora ainda apresentava um certo movimento em direção a Porto Alegre, uma vez que era segunda feira.


Em Xangri-lá, deixei a Estrada do Mar e acessei a ERS407 até Morro Alto. Na Rodoviária de Morro Alto, dobrei a direita, o que antigamente era a BR101, pois com o novo traçado e com o túnel da BR 101, este pedaço transformou-se em uma via interna, com ótimo asfalto,  que vai diretamente até o acesso para Maquiné, em baixo do viaduto da BR 101 na saída do túnel.


Da praia até o Centro de Maquiné foram 37 Km.


Atravessei a cidade e logo começou o chão batido, buracos e barro, uma estrada realmente muito ruim, em virtude das chuvas do final de semana, que o meu amigo Jerre Rocha iria adorar.


Aproximadamente uns 2 Km após a cidade, acessei o Balneário de Maquiné. Um local que conheci  anos atrás, muito bonito, mas que hoje estava sujo e atirado. Talvez tenha sido em virtude da utilização no final de semana e da chuva, mas se foi isto, a manutenção podia ser melhor. Em virtude da chuva do final de semana, o rio Forqueta estava muito cheio e lamacento e com forte correnteza.



Comecei a ficar preocupado se conseguiria chegar até as cascatas, em virtude do volume de água, pois eu sabia que até as cascatas, a estrada atravessa o rio diversas vezes.

Vencido o primeiro pontilhão, a estrada continuou ruim em sua maior parte, mas a paisagem compensou.




Esta parte comparada com  o restante, parecia um alfalto...

Após uns 15 Km, passei por Barra do Ouro.


Após alguns quilômetros, diversos pontilhões com água passando por cima e com a estrada ainda pior em alguns trechos, fui avançando.





Cheguei na bifurcação, que a direita através de uma ponte de madeira, leva a cascata Garapiá, e seguindo em frente até a cascata Forqueta.


Resolvi passar a ponte e ir primeiramente até a Garapiá. Mas infelizmente, não fui muito adiante, pois no próximo cruzamento do rio, o pontilhão estava aproximadamente uns 30 cms submerso e com um correnteza muito forte, e resolvi não arriscar.


Retornei e fui em direção a cascata Forqueta. Mas também não fui muito longe. A estrada cruzava pelo próprio leito do Rio, e em função do volume de água a travessia de moto era certeza de queda.


Do centro de Maquine até esta última travessia, foram mais 30 kms.
Retornei sem ver as cascatas, mas o passeio, a estrada, as paisagens e o rio Forqueta valeram a viagem.

No retorno, logo após Morro Alto, em direção a Xangri-la, entrei na Fazenda Pontal, Pousada e Resort.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado