A Usina Termelétrica do Gasômetro foi inaugurada em 15 de novembro de 1928, no local conhecido na época como Praia do Arsenal. Sua produção de Energia era baseada no carvão vegetal.
A usina recebeu este nome, devido ao fato de estar próxima a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado, que na ocasião fornecia gás para iluminação pública e fogões. Esta antiga usina havia sido construída em 1874.
Foi construída no local popularmente conhecido como "volta do Gasômetro", ao lado da Rua Washington Luis, conhecida na época como Pantaleão Telles.
A chaminé com seus 101 metros, foi construída somente em 1933 com a finalidade de diminuir os problemas causados pela fuligem da queima do carvão. Foi desativada em 1974. Em 1982 o governo do estado tombou a chaminé, e em 1983 foi a vez do prédio ser tombado pelo governo municipal.
Desde 1991, ali funciona o Centro Cultural Usina do Gasômetro, que é administrado pela Prefeitura. Ali existem áreas para exposições, teatro e cinema municipal.
É um ponto de encontro e laser da população, principalmente aos finais de semana, sem contar que dali pode-se deslumbrar um dos mais belos espetáculos de pôr-do-sol de Porto Alegre a beira do Guaíba.
De fato, essa é a usina de geração de energia elétrica, da empresa americana Companhia de Força e Luz. O gasômetro era localizado à rua Pantaleão Teles (atual Washington Luiz), mais ou menos onde fica hoje a Receita Federal.
ResponderExcluir