domingo, 6 de dezembro de 2015

Rolante - Caminho das Pipas - 06/12/2015

+A +/- -A
A muito tempo que eu estava querendo ir a Rolante, conhecer o Caminho das Pipas. Com o sol ficando firme, por volta das 10:15 hs peguei a estrada.


Rolante fica a aproximadamente 86 km de Porto Alegre (considerando a zona norte), via RS 020 e RS 239. São 66 km até Taquara, e dali, mais 20 km pela RS 239 até a cidade. Rolante se intitula a capital nacional da cuca, além de ser a cidade natal do Teixeirinha, cantor nativista gaúcho.

Por volta das 12:30 hs estava estacionando a moto ao lado da rua coberta no centro de Rolante. Fui até a Casa da Colonia, onde além de venda de produtos coloniais, funciona um centro de informações. No centro, ao lado da Igreja Matriz, fica a Praça Matriz, na qual encontra-se a estátua do Teixeirinha.
Munido de um mapa turístico e de algumas dicas, peguei o caminho para a localidade de Boa Esperança, via Areia, onde fica o Caminho das Pipas. 


Igreja Matriz N Senhora da Imaculada Conceição

Rua Coberta no centro

Casa da Colônia e informações turísticas

Jardim da Casa da Colônia
Como pode-se ver no mapa, ele é uma espécie de alça, sendo que fui pelo braço via Areia e voltei via Morro Grande. 


Todo os 18 kms de ida e os 18  kms de volta, são em estrada de chão batido, relativamente boa. Pode-se dizer que a estrada via Morro Grande é um pouco melhor e com menos curvas.

Minha idéia era apenas conhecer o caminho, fotografar e almoçar. Não fiz paradas nas cantinas pois estava pilotando e não podia experimentar. A prova fica para uma próxima vez.








Depois de 18 kms de chão, cheguei ao que seria o centro da localidade. Ali fica A Igreja de N Sra de Caravággio. Um pouco adiante da igreja, a direita, fica o acesso para retornar a Rolante via Morro Grande.


Continuando reto depois da igreja, fica a Pousada In Mezzo Ai Monte e logo depois o acesso a Cascata das Três Quedas.






Da cascata, retornei ao acesso via Morro Grande e parei para almoçar na Cantina Bazei. Como o Restaurante Figueira Branca estava fechado, o volume de pessoas na Bazei foi acima do esperado, o que com certeza prejudicou todo o serviço e o atendimento. Se fosse avaliar por hoje, com certeza eu não voltaria lá, mas acredito que o padrão não é este. Talvez no futuro possa fazer uma melhor avaliação.

Restaurante Figueira Branca

Cantina Basei



Pela estrada de Morro Grande, passa-se pelo acesso a Rampa de salto de voo livre, por mais algumas cantinas e capitéis.





No retorno, tentei comprar uma das famosas cucas na Casa da Colonia, mas já tinham terminado a horas. Mais um motivo para voltar outra vez.


5 comentários:

  1. Muito bom! Também tenho curiosidade de conhecer Rolante, ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, obrigado pela visita. Realmente vale a pena o passeio, sem contar que se fizeres o caminho das Pipas com calma, terás mais coisas para ver. Existem ainda na região duas outras cascatas, mas com acesso por trilha.

      Excluir
  2. estive lá, pela terceira vez e cada vez me encanto mais com a beleza do lugar !!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Fotografo capelas antigos. Vcs passaram por alguma capelinha no trajeto? De pedra, madeira ou mesmo material mas antiga. Caso sim qual a localidade! Muito obrigado josemarcosbguimaraes@gmail.com MajorTom Photogallery Porto Alegre

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado