quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Viagem a MG - 23.Dia - 28/11/2012 - Santos

+A +/- -A
Tomamos o café no hotel por volta das 08:00 hs, um café bom, mas sem nenhum destaque, a não ser o fato de que não tinha fruta (também depois do café da Pousada do Alemão em Ilhabela, vai ser difícil alguém receber um excelente no café).

Eu e  o Paulo pegamos as motos e fomos para o centro da cidade (centro histórico). Pretendíamos fazer o passeio do Bonde Turístico, para por volta das 11:00 podermos nos encontrar com a Rejane, minha amiga e ex-colega de Fórmula Sul da Braskem e com o Tadeu, que estão morando aqui em Santos. O dia estava com um belo sol.

Deixamos as motos em um estacionamento e nos deslocamos algumas quadras a pé até a Praça Mauá, de onde parte o Bonde, e lá descobrimos que ele só começa a circular as 11:00 horas.

Praça Mauá, de onde parte o Bonde Turístico, em frente
a Prefeitura

Mudamos os planos e fomos a pé até o Monte Serrat, ponto mais alto de Santos, que tem um bondinho puxado por cabo que se desloca 242 metros , em uma altitude de 147 metros. O local era o antigo Cassino Monte Serrat. O nome Monte Serrat passou a ser adotado em 1604, após a construção da Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, que é a padroeira da cidade.






O ingresso custa R$ 21,00, e não existe desconto para nada ou para ninguém. Diga-se de passagem, tanto nos prospectos como no site do Monte Serrat, o passeio é enaltecido como a última maravilha do mundo. Sinceramente, apesar da bela vista lá de cima, não vale o preço. Fora a subida e a vista, não oferece mais nada. Propaganda enganosa.






De lá fomos até a Catedral de Santos que não fica muito longe do acesso ao Monte Serrat.



Santiago Apóstolo, está em exposição na Catedral,
até ser levado para futura Igreja de Santiago Apóstolo

Monumento ao Soldado Constitucionalista, na praça em frente a Catedral
Por volta das 11:00, nos encontramos com a Rejane e com o Tadeu na Praça Mauá e almoçamos em um restaurante por ali. Colocamos as fofocas em dia, haja visto que fazia mais de 3 anos que eu não a encontrava.




Depois do almoço a Rejane foi trabalhar, e nós fomos tomar um cafezinho com o Tadeu na Bolsa do Café, que é um lindo prédio, tendo em seu interior o Museu do Café e uma cafeteria.



Nos despedimos do Tadeu, um grande sujeito e um ótimo Fotógrafo, e pegamos o Bonde Turístico para o tour pelo Centro Histórico.  O ingresso custa R$ 5,00 e pessoa com mais de 60 anos tem 50% de desconto. O Bonde que pegamos é um bonde escocês dos anos 30, apelidado de Baleião, em homenagem ao Santos Futebol Clube. 



Este bonde faz parte do Museu Vivo do Bonde. Recentemente receberam bondes vindos de Nagasaki no Japão, mas que estão em processo de restauração.
Os bondes circularam em Santos por 100 anos, de 1871 a 1971 e eram puxados por animais até 1909, quando foram introduzidos os bondes elétricos.

O passeio é interessante, demora em torno de 40 minutos, mas muitos prédios estão totalmente deteriorados.

Boulevard do Café


Casa Frontaria Azulejada
Casa de 1865, com 7000 azulejos portugueses, hoje utilizada para eventos.


Santuário Santo Antônio do Valongo (1641)


Antiga Estação Ferroviária do Valongo 
De estilo vitoriano, foi inaugurada em 1867 com a chegada do primeiro trem, com locomotiva a vapor. Em frente a estação está sendo construído o Museu Pelé.


Palacete Mauá (1818)


Outeiro Santa Catarina
Pequeno morro,  no qual Braz Cubas , fundador do povoado construiu sua casa


Palácio José Bonifácio, atualmente Prefeitura
A Prefeitura está localizada na Praça Mauá, que é o marco zero de Santos. É a mesma praça de onde parte o Bonde Turístico. 


Castelinho do Corpo de Bombeiros
Hoje é a Câmara Municipal de Santos.


Para encerrar o dia, passamos pela Praia do Gonzaga, atrás de alguma loja de souvenirs. Encontramos a loja em uma galeria, mas desistimos de comprar qualquer coisa, devido aos preços exorbitantes. 
Para não sair de mão vazia, resolvi comer um sorvete, que o Paulo quase derrubou no chão com os olhos.


Ao chegarmos no hotel foi a vez dele, tomar o tradicional café com leite e sonho em uma padaria.


A nossa janta foram frutas, pois resolvemos dar uma trégua na comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado