sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Viagem a MG - 4.Dia - 09/11/2012 - Atibaia/SP a São João Del Rei

+A +/- -A
Por volta das 07:00 hs, eu e o Paulo nos dirigimos ao café, e um pouco depois chegou o Possani e a Cris.  Tomamos um café reforçado. Abaixo fotos da sala de café e do buffet.

As 08:00 hs estávamos com as motos prontas e fomos em direção a Rod. Fernão Dias (Br 381). Abastecemos no primeiro posto, e seguimos já com chuva fina.
Antes da divisa com Minas Gerais, passamos pelo primeiro pedágio de R$ 0,70 do dia.

Em Cambuí, mais ou menos 52 Km após a divisa, novo pedágio de R$ 0,70. A chuva continuava a nos acompanhar. Logo após ao pedágio paramos em um restaurante da  Rede Frango Frito, por 15 min. apenas para descanso.  Foi uma briga fazer o Paulo largar o frango frito.

Assim que saímos do Frango Frito, o tempo deu a impressão de que iria abrir, mas foi só a impressão, pois a chuva começou a cair mais forte e não mais nos abandonou.
Em São Gonçalo do Sapucaí,  novo pedágio de R$ 0,70,e uma parada para abastecimento e café no Posto e Restaurante Gauchão. Mais uma vez, os gaúchos donos do posto, não queriam deixar o Paulo ir embora.

Resolvemos que o almoço seria comida tipica mineira, e após a cidade de Três Corações (terra do Pelé), paramos no restaurante Trem da Roça II. Além das placas falarem que a comida era tipica e caseira, a frente do restaurante estava lotada de caminhões, o que sempre é um bom sinal.

E realmente não poderia ter sido melhor. Comida caseira em panela de barro e ferro, servindo-se a vontade, por R$ 9,50. Tinha arroz, feijoada, carne de porco, mandioca, abobrinha, feijão vermelho, galinha caipira (estava genial o tempero, e  segundo a Marcelina que é a dona da cozinha, apenas alho e cebola), jiló, angu, chorizo, saldas diversas (uma com pimenta biquinho, cebola e pimentão estava ótima), coração de boi com cenoura, farofa com linguiça.
O meu almoço, mais uma tubaína (refrigerante) de abacaxi de 600ml, um doce de goma e uma passoca de amendoim por R$ 14,00.
Eles possuem também o Trem da Roça I que fica no outro lado da Fernão Dias, no sentido de BH para Três Corações. O endereço do Trem da Roça II é Rodovia BR 381 (Fernão Dias) Km 741.  Telefones: (035) 9907-0463 (Toninho) e (035) 8861-0143 (Eduardo).

Marcelina, a responsável por estas delícias
Saímos do restaurante abaixo de chuva, e antes de deixarmos a BR 381, para ingressar na BR 265 em direção a Lavras, passamos pelo último pedágio do dia de R$ 0,70.

Este trajeto de aproximadamente 107 Km na BR 265, foi todo ele até São João del Rei sob chuva muito forte e torrencial. Para ter uma ideia, as botas impermeáveis ficaram encharcadas (como são impermeáveis, a água que entrou não quis sair). Como o Possani não gosta de andar na chuva, fizemos estes 100 km em velocidade muito baixa. Ele queria inclusive reclamar para São Pedro.

Chegamos em São João del Rei por volta das 16:30 hs e nos dirigimos diretamente para a Pousada Estação do Trem, que fica na Rua Maria Tereza, 45 - Centro, praticamente em frente a estação do trenzinho que vai a Tiradentes. Chegamos pingando água, e a Mariana (recepcionista da Pousada), que nos recebeu foi muito atenciosa, nos dando as chaves dos apartamentos para que pudéssemos tomar banho e nos secar, para só então fazer o registro.

Vista frontal da Pousada

Vista da Pousada a noite
A Pousada correspondeu totalmente as expectativas que tínhamos baseadas nas fotos do site. O prédio é tombado pelo Patrimônio histórico e tem aproximadamente 200 anos. Está muitíssimo bem conservado. A recepção e as áreas comuns, como sala de internet, sala café são decoradas com bom gosto, Na recepção existem diversas peças de antiguidades. Logo ao lado da recepção existe uma sala com artesanato da região, com preços acessíveis.

Tínhamos reserva desde setembro, e a diária de casal estava R$ 150,00 e a de solteiro R$ 90,00. Apartamentos com café da manhã (o comentário sobre o café e fotos serão colocados no post do dia de amanhã), ventilador, Tv com antena parabólica, internet wireless, estacionamento interno e um chuveiro muito bom em termos de volume de água e temperatura.
Realmente agradou muito, sendo uma ótima opção em São João del Rei, podendo ser recomendada sem problemas.
Pretendíamos fazer um chimarrão, mas como o pessoal da copa já tinha ido embora, não conseguimos água quente.
Apesar do chuvisqueiro, saímos atrás de uma lancheria, pois o Paulo precisava tomar o café com leite de todos os dias. Além do café com leite, ele traçou mais dois pedaços de bolo e um de torta. A gente entende, ele está em fase de crescimento.

Vista interna da estação de trem

Estação de trem para Tiradentes

Já andamos até agora, nestes quatro dias, aproximadamente 1730 km, e eu digo aproximado, pois o numero exato que estava no hodômetro da moto, eu zerei sem querer. Vou ter que recuperar a partir da moto do Paulo ou do Possani.