quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Viagem a MG - 9.Dia - 14/11/2012 - Congonhas a Mariana

+A +/- -A

Após o café, aproximadamente as 09:00 hs, saímos de Congonhas em direção a Mariana.
Pegamos a Br 40, para logo em seguida acessar a MG 443 em direção a Ouro Branco e Ouro Preto. A partir de Ouro Branco ela é conhecida como Estrada Real. De Congonhas a Ouro Branco, são 24 km, e de Ouro Branco a Mariana são 45 km.

Ao chegar em Ouro Branco a estrada literalmente corta a cidade. Aproveitamos para conhecer a chamada Casa de Tiradentes, que fica na saida para Conselheiro Lafayete. Na realidade esta casa era apenas um local onde eventualmente Tiradentes se hospedava, e ali funcionava um fundição de ouro, comércio de escravos e ali também os inconfidentes se reuniam.

Praça no centro de Ouro Branco, em frente a Igreja Matriz de Sto. Antônio

Coreto na Praça de Ouro Branco

Igreja Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco

Estrebaria onde ficavam as mulas e cavalos. Amarramos ali os nosso cavalos

Senzala com o tronco onde os escravos eram amarrados
Voltamos a pegar a estrada Real em direção a Mariana. Na acesso para Lavras Novas, eu e o Paulo resolvemos entrar, e como parte do acesso era chão batido, o Possani e a Cris continuaram para Mariana.

Serra do Outo a partir da Estrada Real
Nosso objetivo em Lavras Novas era ir aos mirantes que dizem que tem uma vista magnifica e ver algumas das muitas cachoeiras da região. Dos 8 km até Lavras, 1,5 km são em chão batido, que com a chuva que tinha caido e com o chuvisqueiro que estava caindo, transformou-se em lama escorregadia. Quando chegamos a Lavras, o chuvisqueiro e a serração inviabilizavam qualquer tentativa ver alguma coisa. Nos contentamos com a igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres.

Paulo lavando o barro da moto
Chegamos em Mariana por volta das 13:30 hs e fomos direto para a Pousada Rainha dos Anjos falarei sobre a Pousada mais adiante), na qual tinhamos reserva. Deixamos a bagagem, tiramos o barro e fomos almoçar.
O Edson da Pousada nos sugeriu o restaurante Lua Cheia, e para lá caminhamos, uma vez que ficava a umas três quadras. O restaurante trabalha com sistema de buffet  a quilo, a R$ 26,90. Uma bela variedade, e como chegamos as 14:00 hs, a comida não estava tão quente, mas mesmo asssim muito bom. A sobremesa mineira, com queijo minas, arroz doce, doce de leite, doce de banana, goiabada e sidra, estava genial.

O restaurante fica na rua Dom Viçoso, 58, centro. Vale a pena experimentar.
Saindo do restaurante caminhamos até o posto de atendimento ao turista, para obter um mapa e guia de referencia. Chegando lá, me disseram que tinha terminado os guias. Perguntei o que elas queriam que eu fizesse, e de repente apareceu uma xerox do mapa. Até agora, todas as cidades históricas apresentaram problemas, seja do tipo que for, o que é uma vergonha para o Brasil.

No centro passamos pela Catedral Basilica Nossa Sehora da Assunção (Igreja da Sé). Pretendo entrar amanhã. O ingresso de R$ 5,00 permite que se acesse também o museu. (na pratica o museu só pode ser acessado através da Igreja).

Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção (Igreja da Sé)
Subindo a rua da pousada, passamos pela Igreja São Francisco de Assis, na frente da qual está o pelourinho, ao lado dela a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e na frente de ambas, a antiga Casa de Câmara e Cadeia.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Antiga Casa de Câmara e Cadeia
Mais tarde pegamos as motos e fomos até a Igreja de São Pedro dos Clerigos, que segundo informações é a unica igreja inacabada do Brasil. A entrada custa R$ 2,00 e pode-se fotografar. Realmente internamente paraçc que falta algo, pois ela só tem o altar principal, que é todo em cedro. Possui um dos maiores santos de pau oco do Brasil.

Dali fomos até o Seminário de São José e a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte.

Seminário de São José

Quando saímos para jantar, em torno das 20:00 hs, não encontramos muita coisa aberta e tivemos que nos contentar um um sanduíche em um lancheria. No retorno para o hotel passamos pela Igreja da Sé iluminada, chafariz São Francisco, e pela Praça Gomes Freire.

Em relação a Pousada Rainha do Anjos, nossas reserva foram feitas a quase dois meses. A diária de solteiro está R$ 90,00 e a de casal R$ 150,00, em apartamento com ventilador, frigobar, café da manhã, chá da tarde, estacionamento interno fechado, internet wifi e sauna. Os quartos são bastante novos, e o chuveiro, que para mim é importante, também muito bom.
A pousada fica na rua Dom Silvério 304. O site é www.pousadarainhadosanjos.com.br. Em relaçao ao café da manhã irei falar sobre ele amanhã.