segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Progresso - 18 a 20/10/2013

+A +/- -A
No final de semana do dia 19/10, ocorreu a 11.Edição da Festa do Capitel de São Francisco em Progresso. E assim sendo, na sexta feira, 18/10,  peguei a Tabaí-Canoas após o almoço, para percorrer os aproximadamente 172 km que separam Porto Alegre de Progresso.

Primeira parada na Casa do Mel, que fica no trevo de Tabaí, a direita da BR386. Um belo de um sanduíche com coca-cola. A Casa do Mel oferece belos lanches, produtos coloniais e também é uma pousada.




Após o lanche, parei em Lajeado para abastecer, e tive a grata surpresa de ver que a moto após a limpeza e regulagem da injeção eletrônica feita pelo pessoal da Casa da Moto da Volta do Guerino, fez 30,5 Km/l. Belo trabalho de um pessoal competente e com preço justo.
Antes de pegar o acesso a Progresso (RS423) dei uma entrada em Marquês de Souza que fica  beira da BR386.




Pegando a RS423, andamos aproximadamente 21 km e chegamos a Progresso. Vale destacar que a estrada está ficando cada vez pior, com buracos e falta de conservação. O mesmo vale para a BR386 no pedaço que atravessa Lajeado. O Governo do Tarso Genro tirou os pedágios e está devolvendo os buracos. Estamos voltando a época de andar com o coração na mão pelas estradas, pois não sabemos o que vamos encontrar pela frente.



Já na sexta feira a noite, tivemos um belo churrasco no próprio Capitel de São Francisco, que serve de aquecimento para a festa do sábado.


No sábado pela manhã, as 10 hs ocorreu a tradicional missa, celebrada pelo Frei Arno Guaragni e pelo Frei Albano, pároco de Progresso.


Enquanto isto, o pessoal responsável pelo churrasco, estava preparando os espetos, fogo e colocando a carne para assar. As imagens falam por si só.



A turma responsável pela copa

Galo de rinha doado para leilão

Leitão arrebatado por R$ 200,00





No final da tarde fomos até a comunidade de Apitiri, que tem uma bela cascata, mas não conseguimos chegar até ela, pois o rio estava cheio e como já era final da tarde, resolvemos não arriscar ter que voltar no escuro pelo meio do mato. Vai ficar para a próxima vez. É claro que antes, a Érica posou para a foto.

Érica, a futura motociclista




O domingo foi de descanso, chimarrão, bate papo e para variar mais um churrasco ao meio dia.  Após o almoço, iniciei o retorno a Porto Alegre, já ficando saudades para a próxima visita.

2 comentários:

  1. Sérgio, como eu disse anteriormente, Progresso é a cidade onde fui registrado, nasci a 10km, num morro que fica do outro lado! Bom curtir as fotos, saber do frei Arno Guaragni e frei Albano Bohn. Também passei por Progresso, vindo de Colônia Jardim (cascata do arroio Forquetinha), no dia 13/10. Abraços,

    Luiz Sérgio Andres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Sergio, no ano passado estive na Colonia Jardim (tu tinhas me comentado que eras de lá). O Frei Arno está bem, apesar de ter engordado um pouco. Grande abraço

      Excluir

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado