Como neste final de semana acontecia a Festa do morango em Turuçu, resolvi ir até lá, principalmente para comprar conservas de pimenta.
O dia amanheceu com sol e lá fomos para a estrada. Parada em Camaquã no novo paradouro Sim que fica na BR 116 bem na entrada principal da cidade para um cafézinho. Realmente Camaquã estava merecendo um empreendimento deste nível. Muito bom.
Achei muito interessante a decoração dos banheiros, que pode ser vista na foto abaixo.
Voltando a estrada, aproveitei para entrar no Parque Bento Gonçalves que fica no município de Cristal, com acesso a esquerda na BR116 na altura do Km 423. O parque esta localizado em uma área de 280 hectares, com mata nativa e área para camping e churrasco. Em 1976 foi construído junto as ruínas da casa que perteceu a Bento Gonçalves, uma réplica da mesma. A casa original como ficou muito tempo abandonada, foi destruída por muitos que procuravam o ouro que estaria enterrado em seu interior. Até hoje muitas histórias de assombração e barulhos estranhos são relatados.
Em seu interior existe um museu muito simples, que apresenta réplicas de indumentárias e utensílios da época. Em uma das salas existem documentos antigos, que estão sem nenhuma proteção e correm o risco de serem facilmente roubados ou destruídos. Uma simples estende de vidro minimizaria os problemas.
As Sete Mulheres |
Em uma das salas existe um espelho que ao cair no chão, quebrou, e ficou exatamente o mapa do RS... curiosidade? crendice? história? ou estória? Não achei nenhuma referência a isto na internet, em todo caso foi relatado pelo rapaz que cuida do museu e pode ser visto na foto abaixo.
Do parque, fomos a Turuçu. Este ano eles modificaram o nome da Festa, e passou a ser a 1.Festa Municipal do Morango e da Pimenta. Ocorre que nos anos anteriores existia a festa da Pimenta e a do Morango em datas separadas, mas por motivos de redução de despesas, a Prefeitura passou a realizar as duas junto.
No ano passado foi a 11.Oktoberfemorango (veja o link).
No ano passado foi a 11.Oktoberfemorango (veja o link).
Diversos produtores expõem seus produtos, a preços mais baixos do que os normalmente comercializados na Casa da Pimenta. Como era meio dia, resolvi fazer minhas compras e ir almoçar em São Lourenço. Morangos (1kg) vendidos a R$ 3,50 (médios) e R$ 5,00 (graúdos).
Como as conservas de pimenta (dedo de moça e calabresa) não estavam nos estandes da festa fui até a Casa da Pimenta para comprar.
A variedade de produtos é uma festa ao olhos. Ninguém resiste (quem gosta de pimenta é claro...).
Voltamos a BR116, retornando para almoçar em São Lourenço do Sul. Fui parar na beira da Lagoa, na Churrascaria Casa Nostra. Possue como oções buffet livre, buffet a Kg e espeto corrido. Muito bom.
Voltamos a BR116, retornando para almoçar em São Lourenço do Sul. Fui parar na beira da Lagoa, na Churrascaria Casa Nostra. Possue como oções buffet livre, buffet a Kg e espeto corrido. Muito bom.
O que me chamou a atenção negativamente na cidade, foi a falta de placas de sinalização, indicativas de direção para os locais e principalmente para sair da cidade. Para mim uma cidade que se intitula com turismo o ano inteiro, tinha que ser melhor sinalizada. Em uma esquina do centro, fiquei parado até analisar se a rua era contra mão, pois placa de sentido na esquina não tinha.
Em todo caso, a orla da lagoa é muito bonita, apesar do forte vento que soprava.
Olá, Sérgio:
ResponderExcluirContinuo curtindo teus passeios, de carona. Quero que me contes como está a estrada para São Lourenço, pois eu gostaria de ir até lá para matar a saudades. Tive uma casa na beira da Lagoa. Um abraço. May
May, a estrada está boa. Já está duplicada até Guaíba, e daí para frente em obras na lateral para a nova pista, mas que não afetam o tráfego. O acesso da 116 até São Lourenço também está em boas condições. Abraço
Excluir