quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Atacama/Machu Picchu - 18. dia - 01/10/2013 - SP Atacama a Tilcara

+A +/- -A
Para retornar a Argentina, temos que passar novamente por Paso de Jama, e para fugir do vento terrível que pegamos na vinda, as 07:30 estávamos na estrada. Chegamos em Paso de Jama as 10:00 com pouco vento mas muito frio mesmo. Em determinado ponto da travessia dos Andes a temperatura estava em -5 graus. As mãos apesar de duas luvas congelavam. 
Depois de um hora na Aduana, nos dirigimos para Tilcara. No trajeto entre Paso de Jama e Susques pegamos vento, mas mais fraco do que na ida.

Quando fomos para o Chile, subimos os Caracoles, mas a subida não dá uma dimensão exata do que é. Na descida percebe-se a exuberância e alto risco desta estrada. Curvas que são cotovelos, com um ângulo de descida imenso, pois descemos de aproximadamente 4100 metros para algo em torno de 2300. A velocidade é minima, em segunda marcha constante. Muita areia e pedras nas curvas, o que faz com que elas sejam feitas na ponta do dedos.
As paisagens são lindas, mas é muito perigoso parar para fotagrafar, o acostamento é inexistente e o penhasco é logo ao lado.
Rio do Rastro é brinquedinho de criança perto desta aqui.

Chegamos em Tilcara e fomos para o Hostel Waira do Ferrnando, que havíamos ficado na ida.
Conhecemos o Ivan e a Carolina, dois brasileiros de São Paulo que andam de mochila pela América do Sul, documentando tudo no blog www.4pies.com.br.

A noite fomos jantar no La Pena de Chuspita, restaurante que fica praticamente ao lado do hostel. O Paulo como não tinha almoçado, foi junto.


Detalhe de pintura de uma das paredes internas



Ele pediu uma milanesa no pão (não consegue abrir mão do sandwich) e eu fui de Cazuela de lhama.



No retorno ao hostel, enquanto preparava este post, o Fernando me deu de presente uma garrafa de vinho Syrah, de procedência de Catamarca. Segundo ele, dizem que o vinho que Jesus utilizou na última ceia era com uvas syrah.


Km do dia:   446 Km
Km total:    4458 Km

3 comentários:

  1. É o que eu digo,espirito de aventura e eterna juventude!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi sergiao, que bom que estas " bem". Eu e o marco com ex motociclistas, conhecemos dois tipos de motociclistas, os que ja cairam e os que ainda vao cair. Que bom que ja foi, agora so coisa boa. Bom retorno, continuamos contigo.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado