segunda-feira, 8 de abril de 2013

Porto Alegre - Chalé Praça XV

+A +/- -A
O Chalé da Praça XV, localizado na Praça XV de Novembro, em frente ao Mercado Publico é um dos mais tradicionais Bar Chopp de Porto Alegre.



Chalé na época do Abrigo dos Bondes
Surgiu em 1885, e era frequentado pela alta sociedade, principalmente de origem alemã, que aos poucos foi sendo substituída por boêmios e intelectuais, em virtude da proximidade dos terminais de bonde.

Em 1911, a prefeitura substituiu o antigo chalé de madeira por um prédio constituído por estruturas de aço e vidro, de origem inglesa, e que veio da Feira Internacional de Buenos Aires.

A segunda reforma aconteceu em 1971, após um incêndio. O prédio atravessou décadas como restaurante, passando por um processo de degradação, que levou ao rompimento do contrato com o permissionário.






Em 1998, foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Cm a restauração do Mercado Público e com a revitalização da área central da cidade, o Chalé que estava fechado a mais de 10 anos, passou em 1999 por uma reforma geral, custeada pelo Senac, para abrigar um restaurante com culinária típica gaúcha, aos mesmos moldes do existente no Pelourinho em Salvador.

Depois de dois anos foi fechado e o contrato novamente rescindido.

Em 2011 passou por obras de revitalização, e hoje abriga o Restaurante Boccato, especializado em culinária regional e internacional.


Uma curiosidade pouco conhecida desta região do Chalé, é de que possivelmente em 1866, foi instalado na Praça do Mercado, hoje Praça XV, um chafariz chamado de "Chafariz das 3 Meninas" (que eram realmente 3 meninos). Em torno de 1925, o chafariz foi transferido para a praça em frente ao lado oriental do Mercado Público (hoje Terminal de Ônibus Ruy Barbosa). Após a enchente de 1941, foi novamente transferido, desta vez para o Parque Farroupilha, onde encontra-se no Recanto Europeu.

Chalé no inicio do séc. XX, ainda com o Chafariz. Foto do ClicRbs
Transcrevo abaixo texto do livro "A Escultura Pública de Porto Alegre", de José Francisco Alves, Ed. Artfolio, 2004, que fala sobre o referido chafariz:

"Exemplar monumental de chafariz em ferro fundido, instalado muito provavelmente em princípios de 1866, como induz os relatórios da época do governo da província (citados em Duarte, 2001). No chafariz encontram-se três estátuas de crianças e belas carrancas por onde a água jorra. Segundo a 'Associação para a Salvaguarda do Patrimônio do Departamento de Haute-Marne' (ASPM), França, um chafariz que tenha recebido este conjunto estatuário leva o nome de Chafariz dos Três Menininhos (fontaine aux trois putti). Foi instalado originalmente na Praça do Mercado (posterior Praça Paraíso; Praça Conde d'Eu, 1870; Praça XV de Novembro, desde 1899). Em torno de 1925, o chafariz foi transferido para um local bem próximo: a praça em frente ao lado oriental do Mercado Público (hoje Terminal de Ônibus Ruy Barbosa). Após a enchente de 1941, foi novamente transferido, desta vez para o Parque Farroupilha. Em 1998 passou por uma restauração e encontra-se em boas condições. As estátuas e adornos nele empregados foram muito populares na América do Sul, no final do século XIX, como nos similares que existiram ou que ainda existem em cidades como Porto Alegre-RS (Chafariz da Alfândega), Pelotas-RS (Rua Andrade Neves), Salamine-Colômbia e Córdoba-Argentina, entre outras. Esse modelo de chafariz era da Fundição A. Durenne, França, onde foi produzido."

Chafariz hoje localizado no Recanto Europeu do Parque da Redenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado