domingo, 30 de dezembro de 2012

Porto Alegre - Solar Lopo Gonçalves - 29/12/2012 (atualizado em 04/01/2019)

O Solar Lopo Gonçalves, construído entre 1845 e 1855, é hoje sede do Museu Joaquim José Felizardo, Museu Histórico da cidade de Porto Alegre. 


Está localizado na Rua João Alfredo 582, antiga Rua da Margem. O prédio foi construído para ser “residência da chácara”, lugar de descanso da família do comerciante português Lopo Gonçalves. Na esquina anterior, está a rua Lopo Gonçalves. (quando era criança, muito andei de bicicleta por ali, pois minha avó morava na Lopo Gonçalves).


O Solar passou por diversas fases, sendo que em 1966 foi adquirido pelo Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (SASSE), que pretendia colocá-lo abaixo, para ali construir um núcleo residencial para seus associados com a abertura de uma rua.
A prefeitura indeferiu o pedido, não pelo aspecto histórico, mas por considerar inviável e de alto custo a abertura da rua. Em 1979 a prefeitura permuta com o antigo SASSE a área do Solar, e em 21 de dezembro do mesmo ano, ele é tombado.
Em 1980 inicia-se a restauração, sendo que em 1982 é inaugurado como nova sede do Museu Joaquim José Felizardo.


O Museu possui sob sua guarda o acervo histórico (1.300 peças) , o acervo fotográfico (20.000 fotografias) e o acervo arqueológico (120.000 peças) de Poro Alegre.



Atualização - As fotos a seguir foram feitas no dia 04/01/2019












Porto Alegre - Paço Municipal e Fonte Talavera - 30/12/2012

O Paço Municipal de Porto Alegre é também conhecido como Prefeitura Velha ou ainda por alguns, como Paço dos Açorianos.
Está localizado na Praça Montevidéu, marco zero da cidade.  


Ele foi construído entre 1898 e 1901 para ser sede da Intendência de Porto Alegre, que na época funcionava em locais alugados.






É um dos prédios históricos mais destacados do centro, tendo sido tombado pelo município em 21 de novembro de 1979, e em 2003 foi totalmente reformado, para permitir exposições de arte e para guarda do acervo artístico da Prefeitura de Porto Alegre.


Na praça a sua frente está instalada a Fonte Talavera de La Reina que foi doada pela colônia espanhola aos gaúchos em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha (1935).
A fonte foi totalmente restaurada em comemoração aos 240 anos de Porto Alegre, no dia 26 de março de 2012.







Porto Alegre - Igreja Nossa Senhora das Dores - 29/12/2012

Apesar do endereço constar como Rua Riachuelo 630, o acesso principal fica pela Rua dos Andradas, altura do numero 592, em área tida como militar no centro de Porto Alegre.


A pedra fundamental da Igreja foi lançada em 1807. Em 1813 foi inaugurada a Capela-mor, e a partir dai todos os esforços se voltaram para a construção do interior da igreja. Entre idas e vindas a construção da igreja se estendeu até 1903, quando foi finalmente inaugurada.


Em 1938 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por seu valor artístico e arquitetônico.









Porto Alegre - Hidráulica Moinhos de Vento - 29/12/2012

Um local bastante aprazível em Porto Alegre, e talvez pouco conhecido pelos próprios Porto Alegrenses, é a antiga Hidráulica Moinhos de Vento, que fica na 24 de outubro, três quadras depois do Parcão. A atual Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento do Dmae, é um local que alia uma bela construção a jardins bem cuidados, onde pode-se passear, conversar, tomar chimarrão com muita tranquilidade.

Vista do prédio que é inspirado no Palácio de Versalhes

Torre Hidráulica
Ali originalmente (1904) era a Hydráulica Guaibense, que captava água do Guaíba e distríbuia a população sem nenhum tratamento.
Em 1927 começou-se a construir o atual prédio, inspirado no Palácio de Versalhes, assim como os jardins. Foi inaugurado no ano seguinte ( brincadeira, a 100 anos construíam mais rápido do que hoje..). Os tanques da estação estão localizados atrás do prédio.




A torre hidráulica foi desativada em 1969, e durante muitos anos abasteceu grande parte dos prédios da área central de Porto Alegre.



Em seus jardins, é possível ouvir o canto dos pássaros, apesar de estar localizada em uma região central. Realmente vale uma visita.





quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Madrid/Espanha - 25 a 28/04/2012

Nos dias 25 a 28/04, estivemos em Madri. Cabe ressaltar que o dia 25/04 foi o dia do jogo da semi final da Copa dos Campeões da UEFA entre Real Madri e Bayern Munchen. O Bayern ganhou o jogo por 2 x 1 e levou a partida para os penaltes, onde venceu por 3 x 1. Foi uma desilusão para a torcida do Real Madri.

Estive a tarde na Plaza Mayor, e a concentração de torcida alemã era muito grande. Inclusive na praça da Puerta del Sol, eles basicamente trancaram alguns acessos. O policiamento era enorme.

Plaza Mayor, na tarde do dia 25/04, dia do jogo final da Copa dos Campeões

Como chegamos em Madri de trem, vindo de Lisboa, nosso desembarque foi na estação Chamartin, que também é estação do metrô. Pegamos o metrô e facilmente nos deslocamos até a estação Bilbao, que fica a meia quadra do hotel Ibis Madrid Centro, na Calle Manuela Malasaña 6, que era onde tínhamos reserva.

Os hotéis Ibis, podem não ser os mais baratos da Europa (também não são caros), mas a grande vantagem é o seu padrão. Onde que que você fique, você sabe exatamente o que vai encontrar em termos de instalações, limpeza e atendimento. O Madrid Centro, como o nome diz, fica muito próximo do centro, a uns 10/15 minutos a pé da Plaza Mayor.

Abaixo algumas fotos de locais turísticos de Madri, com uma pequena descrição do mesmo.

Puerta de Alcalá, fica na Praça Independência, é uma obra de autoria
de Sabatini. É de 1778 e demorou 9 anos para ser concluída. É em
homenagem a entrada do Rei Carlos III em Madri. É um dos monumentos
que identificam Madri.
As três fotos a seguir, mostram a fonte La Cibeles, tendo ao fundo o Palácio BuenaVista, hoje sede  do Quartel General do Exército. A fonte La Cibeles é o monumento mais conhecido de Madri. Foi construída em 1782 a pedido do Rei Carlos III, e em sua execução foram utilizados 10 toneladas de mármore branco. É o local onde a torcida do Real Madrid comemora as vitórias de seu time.





Localizado na Praça Colon, encontra-se o monumento em homenagem a Cristovão Colombo (Colon em espanhol), erguido entre 1881 e 1885. O monumento tem uma altura total de 17 metros, e a estatua de 3 metros foi esculpida em mármore branco por Jeronimo Suñol.


Abaixo duas fotos dos Jardins do Descobrimento, que ficam na Praça Colon. Em 1977 ali foi colocado o Monumento ao Descobrimento das Américas, que são três enormes esculturas de concreto, conhecidas como "As Profecias” , “O Génises” e “O Descobrimento".



A porta de Toledo (abaixo) foi a última porta a ser construída em Madri, e esta é a terceira a existir com este nome em Madri. Foi construída entre 1817 e 1827.


Plaza del Sol e Puerta del Sol, no coração de Madri.

Plaza del Sol

Puerta del Sol
Estádio Santiago Bernabeu (Real Madrid)


 Catedral de Nossa Senhora de Almudena, que fica em frente ao Palácio Real.



Palácio Real e Jardins




Plaza Mayor


Praticamente ao lado da Plaza Mayor, fica o Mercado de San Miguel, que é imperdível para os amantes da gastronomia. Lá você vai encontrar todos os tipos de tapas, bebidas, cerveja. O único problema é conseguir um lugar nos balcões.



Um local em que eu pretendia comer alguns "petiscos" típicos era  "El Mesón del Champignon", mas quando lá passei estava fechado. Ele fica na mesma rua do Mercado San Miguel, é um bar do tempo da Segunda Guerra e fica encravado na rocha. Como o nome diz, o forte são os Champignons. Vai ficar para a próxima vez.

Para não perder o costume, duas motinhos "diferentes".



De Madri, fomos para Barcelona. Utilizamos o metrô para nos deslocarmos até o aeroporto, com tranquilidade e segurança. O metrô de Madri é magnifico, limpo, seguro, e você consegue ir com ele para qualquer lugar, desde o aeroporto até as estações de trem, que são todas integradas.