domingo, 30 de dezembro de 2012

Porto Alegre - Hidráulica Moinhos de Vento - 29/12/2012

+A +/- -A
Um local bastante aprazível em Porto Alegre, e talvez pouco conhecido pelos próprios Porto Alegrenses, é a antiga Hidráulica Moinhos de Vento, que fica na 24 de outubro, três quadras depois do Parcão. A atual Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento do Dmae, é um local que alia uma bela construção a jardins bem cuidados, onde pode-se passear, conversar, tomar chimarrão com muita tranquilidade.

Vista do prédio que é inspirado no Palácio de Versalhes

Torre Hidráulica
Ali originalmente (1904) era a Hydráulica Guaibense, que captava água do Guaíba e distríbuia a população sem nenhum tratamento.
Em 1927 começou-se a construir o atual prédio, inspirado no Palácio de Versalhes, assim como os jardins. Foi inaugurado no ano seguinte ( brincadeira, a 100 anos construíam mais rápido do que hoje..). Os tanques da estação estão localizados atrás do prédio.




A torre hidráulica foi desativada em 1969, e durante muitos anos abasteceu grande parte dos prédios da área central de Porto Alegre.



Em seus jardins, é possível ouvir o canto dos pássaros, apesar de estar localizada em uma região central. Realmente vale uma visita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado