sábado, 15 de dezembro de 2012

Porto Alegre - Parque Moinhos de Vento (Parcão) - 15/12/2012

+A +/- -A
O Parque Moinhos de Vento, normalmente chamado de Parcão, é uma enorme área verde localizada entre as ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Quintino Bocaiúva e Comendador Caminha, no Bairro Moinhos de Vento. É cortado pela Av. Goethe.  Foi oficialmente criado em 1972, e possui 115 mil metros quadrados. 
Sua denominação deve-se ao fato de que muito antigamente, na sua área existiam moinhos que transformavam o trigo em farinha.


Em 1897 ali foi instalado o Hipódromo Independência, transferido em 1957 par o bairro Cristal, onde funciona até hoje (Hipódromo do Cristal).
Também funcionou no parque até 1954 o Estádio da Baixada, de propriedade do Grêmio Football Porto Alegrense,  que neste ano inaugurou o Estádio Olímpico no bairro Azenha e para lá se transferiu.



No parque existe a réplica de um moinho açoriano, onde funciona a administração do parque e o que pouca gente sabe, ali também funciona a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, com uma coletânea de livros inclusive em braile.




É um dos pontos de concentração do Porto Alegrense, seja para caminhar, bater papo, correr, ou simplesmente descansar, tomando um chimarrão.


 


O monumento abaixo foi criado por Carlos Tenius e homenageia o ex-presidente Castelo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado