Apesar do dia meio nublado e com um leve chuvisco, fomos para a Liberdade. A Liberdade congrega a maior comunidade japonesa de São Paulo, por sua vez, congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão. A presença japonesa no bairro começou em 1912.
Aos domingos, acontece a Feirinha da Liberdade, que enche de bancas a Praça da Liberdade. São bancas de artesanato, lembranças e gastronomia, onde pode-se encontrar os mais diversos pratos da culinária japonesa por preços populares. A feira acontece a 33 anos.
Já perdi a conta de quantas vezes e a quantos anos eu vou a Liberdade. Quando eu comecei a fazer sushi, era quase impossível achar estes produtos (algas, facas, esteiras, temperos) em Porto Alegre, e eu fazia verdadeiros ranchos na Liberdade.
Para mim os melhores lugares para compras de cogumelos, guiozas, temperos, brotos de bambu entre outros é a Casa Bueno e o Mercado Marukai, que ficam respectivamente na Galvão Bueno 48 e 34.
Ali pertinho, quase na esquina da rua dos Estudantes com a Galvão Bueno (quase na praça) fica a Bakery Itiriki, uma padaria que caracteriza-se por grande quantidade de produtos (pães, doces e salgados) de origem oriental. Entrar com fome é um perigo. Os produtos são apresentados no sistema self service, em bandejas com pegadores, para que os clientes sirvam-se, passem no caixa e possam se deslocar para o segundo andar para degustá-los.
Praticamente em frente a padaria, do outro lado da rua, fica o Pastel Yoka, considerado o melhor pastel de São Paulo.
Ainda na Galvão Bueno, antes do viaduto da radial leste, no sentido de quem vem da Praça da Liberdade, é o Jardim Oriental. Trata-se da representação típica de um jardim japonês, com um lago ornamental, caminhos com pedras e plantas verdes.
Para encerrar esta passagem pela Liberdade com chave de ouro, o almoço foi no Isao Sushi. Fica na rua da Glória 111, no segundo andar do prédio, sobre um estacionamento. Um buffet estupendo de sushis, sahimis e pratos japoneses. O preço por pessoa é de R$ 81,00, mas pela qualidade e variedade, vale a pena para quem gosta deste tipo de comida. Sushis variados, sashimis de 6 tipos de peixe, de polvo, ostras, camarões gigantes empanados, coxinhas de caranguejo, bolinho de bacalhau, tempurás, lulas, shimeji e por aí afora.
A noite, aproveitando os cogumelos que comprei na Liberdade, fiz shimeji e cogumelos paris na manteiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado