quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Bagé - 02, 03 e 04/12/2016

+A +/- -A
Sexta-feira, 02/12/2016, amanheceu com um belo sol, e por volta das 07:15 hs já estávamos saindo para pegar a BR290 em direção a Bagé, onde ocorre o 9. Bagé Moto Encontro. O encontro na realidade é desculpa, pois o interesse é conhecer Bagé e reunir-se com amigos no sábado.

Pela Br 290, Bagé está a aproximadamente 480 km de Porto Alegre. Depois de aproximadamente 200 kms, acessamos a BR 153, a esquerda, um pouco depois do Restaurante da Fonte.  Mais uns 160 kms  e pegamos a BR 293 a direita. Neste ponto podemos dizer que estamos quase chegando.
Cabe destacar que lá da BR 290 até quase a chegada a Bagé pela 153, não tem nada, nem posto de gasolina.


Em consequência do evento, os hotéis estavam praticamente cheios. Fiquei no Hotel City Bagé. Razoável. Sinceramente, acho que não vale o custo. Não tem garagem nem estacionamento. Este é um problema dos hotéis do centro.

Como cheguei no hotel por volta das 12:30 hs, perguntei ao recepcionista onde tinha uma churrascaria, afinal estava em Bagé, onde dizem que tem a melhor carne. Pasmem, não tem nenhuma churrascaria em toda a região do centro. Só na avenida de acesso a cidade.

Almocei em um buffet, e por volta das 15 hs fui para a praça do Centro Administrativo, onde acontecia o encontro. 
O prédio do Centro Administrativo, que é um prédio histórico, está atirado, assim como a grande maioria dos prédios antigos da cidade, de responsabilidade da prefeitura.
Na prática, ele é a antiga estação ferroviária de Bagé, que foi inaugurada em 1884.


Na praça da Estação encontra-se o monumento em homenagem ao Analista de Bagé, sua assistente Lindaura e seu criador, Luis Fernando Verissimo.



Por lá comecei a encontrar os conhecidos, Silvério, Coronel, Barba e por aí vai.


A noite aconteceram shows, e estava muito movimentado, com grande participação da população de Bagé.
O ponto negativo como sempre, é a ganância das barracas de bebidas e alimentação. Querem ganhar tudo num dia só.



No sábado, estava previsto o churrasco na casa do Silvério, e com toda a chuva, o agito começou por volta das 10:30 hs e foi até as 17:00 hs, para depois reiniciar com um carreteiro.
No churrasco, estávamos em mais ou menos 40 pessoas, contando com motociclistas do Brasil, Uruguai e Argentina.








A noite, aproveitamos a sobra do churrasco, e fizemos um belo carreteiro, com carne, linguiça e milho verde. O grupo era menor, em torno de 20 pessoas.



Domingo pela manhã, o dia estava sem chuva, e antes de pegar a estrada para Camaquã, sai para "turistar" por Bagé.
A meia quadra do hotel, fica a Praça Silveira Martins, com seu Coreto Municipal. Na frente da praça, o prédio da Prefeitura, que foi inaugurado em 1900. Segundo o que dizem, sua porta tem 900 kgs de ferro e 600 kgs de bronze.

 -

Ao lado da Prefeitura, fica a Igreja Nossa Senhora da Conceição, com uma arquitetura diferenciada. A Igreja tem um histórico interessante:
- em 1871 foi concluída a obra da antiga capela
- em 1893, durante a revolução Federalista, foi invadida pelos revolucionários
- em 1930 foi reformada e ganhou uma torre
- em 1963 foi demolida pelos padres Capuchinhos
- em 1966 foi inaugurada a nova igreja
- A imagem de Nossa Senhora, veio do Paraguai em 1870 e era uma presa de guerra.


Em frente ao hotel City, na Sete de Setembro fica o prédio do Clube Comercial. O prédio até 1925 era uma residência, quando foi adquirido para passar a ser a sede do Clube Comercial.


Ainda na Sete de Setembro, em uma esquina na frente da praça Silveira Martins, fica a Casa de Cultura Pedro Wayne. O prédio foi inaugurado em 1929 para ser sede do Banco Nacional do Comércio. Em 1990 passou a ser o Centro Cultural, cujo nome é em homenagem ao escritor e jornalista Pedro Wayne.


Na Sete de Setembro, no indo no sentido contrário a Praça Silveira Martins, fica o Clube Caixeiral, na esquina da rua Ismael Soares. Foi inaugurado em 1911, com lustres e forros trazidos da França. Bem que podiam tirar os outdoors de Piscina que estão nas janelas do prédio.


Ainda na Sete de Setembro 1087, fica o Instituto de Belas Artes. A construção do prédio iniciou em 1905. Abriga o Instituto de Belas Artes desde 1937.


Continuando pela Sete de Setembro, passando pelo Instituto de Belas Artes e pelo Clube Caixeiral, a rua troca de nome para Tupi Siveira. Ai Encontra-se o Palacete Pedro Osório. Foi construído no inicio do século XX pelo Dr, Pedro Osório, e hoje abriga a secretaria de Cultura.


A Catedral de Bage, fica na rua Conde de Porto Alegre, centro.


Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, inaugurada em 1929. Seus cinco sinos vieram da Itália, e cada um representa uma nota musical.


Já em direção a saída, passamos pelo lindo prédio do Museu Dom Diogo de Souza. Prédio de 1870. Prédio da Beneficência Portuguesa, foi restaurado em 2004, depois de 133 anos. Prédio muito semelhante ao Palácio de Queluz em Portugal. Para mim, o mais belo prédio de Bagé. Gostaria de saber qual o motivo que leva  a Prefeitura de Bagé, a não citá-lo em seus pontos turísticos.




Saindo em direção a BR 293, pela Avenida Visconde Ribeiro de Magalhães, passamos pelo Parque Gaúcho, para conhecer na cidade cenográfica de Santa Fé, onde foi gravado o filme O Tempo e o Vento. Infelizmente estava fechado, pois só abre a partir das 14:30 hs. Isto é outra coisa que me chateia em muitas cidades do interior, a falta de bom senso dos administradores para adequar os horários de suas atrações aos turistas, e não a seus funcionários públicos. Em um domingo, quando ela abre, todos os possíveis turistas já estão na estrada voltando para suas cidades.






Um pouco adiante do Parque do Gaúcho a direita, muito mal sinalizado, fica o Centro Histórico Vila de Santa Teresa, Esta vila surgiu em 1897 ao redor da Charqueada de Santa Teresa. Chegou a abrigar mais de 1000 pessoas, com assistência completa.





Depois foi pegar a estrada e chegar com calma em Camaquã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado