terça-feira, 3 de junho de 2014

Gramado - Framboesas e biscoitos Lua de Mel - 02/06/2014

+A +/- -A
Como o dia amanheceu com sol, o programa era achar o sítio da Família Wagner, na Linha XV de Novembro, interior de Gramado. Eles cultivam framboesas, mirtilo e physalis. Mas antes, iríamos dar uma passada na Cantina Linha Bella, que fabricam massas caseiras.

Pegamos o caminho para a Linha Bonita no final da Av. Borges de Medeiros. Seguindo as placas chegamos a uma esquina onde está o outlet da Moveis Lustro. A esquerda vai para a Linha Bonita, e a direita vai para o Bairro Mato Queimado e Linha XV.
Pegamos a direita para ir até a Cantina Linha Bella. As atrações da Linha Bonita já foram citadas aqui no blog em post do ano de 2011 (clique aqui para acessar). A Cantina fica a direita da estrada, um pouco antes do Moinho Cavicchion. Tem placa indicativa. Você tem que entrar, pois ela não fica na beira da estrada. As massas caseiras são comercializadas a R$ 6,50 (spaghetti, talharim, rigatone) o Kg, e o capeletti a R$ 14,00, frescas ou congeladas. Tem também nhoque, canelonis, e diversas outras massas. Telefone da Cantina: (54) 3286 9306

Retornamos ao entroncamento dos Móveis Lustro e seguimos em direção ao Bairro Queimado.
Passamos pelos Vinhos e Sucos Masotti (que já foi assunto de post aqui no blog, clique aqui para acessar o post). Passando pela Masotti, aproximadamente a 1,5 km adiante (estrada de chão batido, bastante boa), a direita existe uma placa indicando a Hípica Santa Fé Hotel Fazenda. Entre ali, e mais ou menos depois de 1,6 km, depois do Hotel Fazenda a direita fica a plantação de framboesas, e a direita a casa da Família Wagner (Luis e Ivani).

Fomos recebidos pela Ivani, que atravessou com nós para a plantação, onde o Luis estava fazendo uma colheita temporona de framboesas. Nos mostrou as plantas, explicou sobre a plantação, colheita e cuidados. Comemos physalis no pé, uma frutinha amarela muito gostosa.

Fomos ao galpão onde tinha para venda, geleias variadas, entre elas framboesa e physalis, licores e framboesa  in natura e congelada. Tem também mirtilo congelado. As geleias pequenas custam em torno de R$ 10,00, os vidros maiores R$ 20,00. A embalagem de framboesa in natura ou congelada, ficam em R$ 10,00.

Mirtilo

As geleias e a framboesa congelada estão disponíveis o ano inteiro.
A Família Wagner recebe o passeio rural da Jardineira, e nestes dias eles servem café da colônia, a um preço hoje de R$ 20,00 por pessoa. Eles aceitam o agendamento de café em qualquer dia, desde que o grupo seja a partir de 6 pessoas. O telefone do Luis para contatos é (54) 9967-5838

Saímos dali e fomos dar uma volta em Canela, no centro e no Parque Laje de Pedra.

Retornando a Gramado, conseguimos em uma padaria o endereço de uma fábrica de biscoitos, que a muitos anos não achávamos. É a Biscoitos Lua de Mel, que fica na rua Guilherme Dal Ri, 590 - Bairro Piratini em Gramado, fone (54) 3286-6734. Colocado o endereço no gps, em poucos minutos chegamos até o local. Fomos recebidos pelo Mauro, que é o proprietário, e que iniciou a fabricação a mais ou menos uns 15 anos.
Biscoitos magníficos de laranja, mel com glacê, creme de cebola, queijo provolone, queijo parmesão, chocolate e outros.

O preço do Kg é de R$ 35,00, exceto os com chocolate, que custam um pouquinho mais. Tem também alfajor de doce de leite, com chocolate preto ou branco, a R$ 1,50 a unidade.

Os biscoitos salgados são geniais para tomar com uma cervejinha.

A noite, jantar na Cantina Tagliarini, na rua ao lado da Igreja. Buffet de saladas, grelhados e massas. Bom restaurante. O ponto negativo ficou por conta do preço de duas garrafas de água de 500ml, R$ 5,00 cada uma. O pior é que isto está praticamente padronizado nos restaurantes de Gramado. Além de ser um abuso e uma exploração, é uma falta de respeito com o cliente, mas fazer o que em um país onde o próprio governo não respeita a população.

Contatos:
Luiz e Ivani Wagner (Família Wagner - Framboesas)