O Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção, é uma área de aproximadamente 37 hectares, e que foi doado a cidade em 1807. Já foi chamado de Potreiro da Várzea e Campos do Bom Fim. Em 1884 passou a chamar-se Campos de Redenção em homenagem a libertação dos escravos do terceiro distrito de Porto Alegre.
Em 1935, com o centenário da Revolução Farroupilha, passou a chamar-se Parque Farroupilha, mas continua sendo conhecido como Parque da Redenção.
Um de seus monumentos que se destacam é o Monumento ao Expedicionário, que homenageia a FEB (Força Expedicionária Brasileira) quando de sua participação na Guerra Mundial. Está localizado quase em frente ao Colégio Militar.
É um dos parques preferidos dos porto-alegrenses, e principalmente aos finais de semana, atrai milhares de pessoas.
No local conhecido como "Recanto Europeu" está instalado o chafariz das "3 Meninas", ainda conhecido como Fonte Francesa ou Fonte Imperial, que até 1941 estava na Praça XV, em frente ao Chalé (ver post Chalé da Praça XV).
Possui diversas opções de lazer como parque de diversão, pedalinhos, trenzinho, o Mercado do Bom Fim com suas lojas de artesanato, flores, restaurantes e cafés.
Em sua área central que inicia no Monumento ao Expedicionário, existem espelhos d'agua, e passeios que atravessam todo o parque. Ali no espelho central está localizada a chamada Fonte Luminosa da Redenção, que foi totalmente revitalizada em 2009.
É ali que acontece aos domingos o tradicional Brique da Redenção, com bancas de artesanato, antiguidades e alimentação. É no estilo da Feira de San Telmo em Buenos Aires, mas em menores dimensões.
No Brique é possível encontrar de tudo, desde fotógrafo lambe-lambe, até bicicletas um pouco fora do normal.
Não sei se o pessoal do brique vende muito, mas o quadro de São Francisco que está na foto ai embaixo, eu já o vi lá no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado