quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Atacama/Machu Picchu - Documentação

+A +/- -A
Resolvi colocar este post para deixar claro a quem pretende ir de moto para a Argentina, Chile ou Peru, qual a documentação efetivamente necessária.
É interessante como encontramos de tudo na internet, e até mesmo em livros sobre os locais, dando informações não tão exatas.
Assim sendo, apesar de ter quase certeza sobre o que era necessário, fiz consulta formal aos consulados da Argentina, Chile e Peru. No caso do consulado Argentino, fui pessoalmente, e cabe destacar o magnífico atendimento que recebi.

Pois vamos lá:
Documentação Pessoal:
Para todos os três países, a carteira de identidade é suficiente, mas se você quiser se beneficiar da isenção de impostos nos hotéis do Chile e do Peru, é necessário o passaporte. No caso do Chile o imposto é o IGV  e representa 19% da diária dos hoteis. Quando do chek-in deve-se apresentar o passaporte e já acertar o valor.
No Peru é o IGV e representa 18%. Deve ser adotado o mesmo procedimento do Chile.

Se você for dirigir neste três países alem da CNH, você deverá ter a  PID (Permissão Internacional para dirigyr), que é obtida em qualquer CRV de trânsito. A não apresentação deste documento se solicitado pelas policias locais, é multa ou mordida na certa, principalmente na Argentina.
No caso da PID, também é interessante ver como todo mundo dá palpite, até mesmo aqueles que nunca dirigiram nestes três países. Ouvi comentários do tipo: "eu dirigi nos EUA e não precisa".  Acho que tem gente que acha que o Peru é nos EUA. Cada país tem sua legislação própria. Realmente nos EUA não precisa. Já na Espanha e Portugal é necessário. Dirigi lá e sei disto.

Documentação da Moto:
- Certificado de Propriedade Original
- No caso de Motocicleta alienada ou de terceiro, autorização com firma reconhecida da financeira ou do proprietário.
- Na Argentina e Mercosul é necessário o seguro carta verde (seguro para terceiros). No Chile não é necessário nenhum seguro e no PERU é necessário o SOAT(Seguro obrigatório de acidentes de trânsito), que pode ser adquirido nas fronteiras ou nas principais cidades do Peru a um custo aproximado de U$ 20 por moto. Na fronteira em que não tiver, você poderá circular até a cidade mais próxima que o disponibilize. Fazer no Brasil custa mais caro.
- No Peru, para o caso de moto de terceiros, é necessário cópia do RG ou Passaporte e CPF de ambas as pessoas, cópia do documento da moto e da CNH de quem irá conduzir.

- Sugere-se que além dos documentos originais, você tenha cópia do RG, Passaporte, CNH, PID (Permissão internacional para dirigir), e dos documentos da Moto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado