sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Óbidos/Portugal - Outubro/2010

+A +/- -A
Óbidos, fica a 85 km de Lisboa, e é um dos passeios que podem ser feitos em um bate e volta de um dia (na prática, algumas horas são suficientes para caminha por suas ruelas e muralhas).
Vale a pena a visita. Estive lá em outubro/2010.

Vá de tênis, pois o calçamento é irregular e  o carro fica em estacionamento externo (não pode entrar na cidade, exceto os dos moradores). É o tipico passeio para quem gosta de caminhar. Ao fundo do estacionamento tem-se uma vista do Aqueduto da Usseira.


Uma das primeiras coisas que chama atenção, é o "Portal de entrada", do século XVII que impressiona com seus azulejos.



A cidadezinha é conhecida pelos portugueses por “Vila das Rainhas” devido à tradição real de cada rei oferecê-la às suas rainhas como presente de casamento. Ela fez parte do dote de inúmeras rainhas, entre elas: Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I) e Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte), Leonor de Portugal (esposa de D. João II).



Principais lugares a visitar: Castelo de Óbidos do século XII, hoje transformado em uma bela Pousada; o Paço Real manuelino; o Pelourinho joanino; as Igrejas dos séculos XV a XVIII, de estilo românico, gótico, manuelino e barroco.
Óbidos possue 14 igrejas, sendo a mais importante a Igreja de Santa Maria.



Cuidado ao andar nas  muralhas, elas são altas e não possuem nenhuma proteção. As pedras em alguns locais tornam-se lisas e escorregadias.


Não deixe de:
- passear pelas ruas dentro das muralhas do castelo (vila das rainhas);
- provar a ginjinha de Óbidos (licor local) licor de cereja, especialidade da região;
- comprar lembranças e artesanato português nas diversas lojinhas;
- provar de vinhos nas quintas da região.

<

No  final deste post, coloquei cópia de um folder de Óbidos, com mapa estilizado e os principais pontos turísticos. Este folder você obtém na entrada da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado