sábado, 16 de junho de 2012

São Francisco de Paula - 16/06/2012

+A +/- -A
No sábado, 16/06/2012, eu, o Paulo Hegenbart e o Juarez Oliveira, resolvemos ir até São Francisco de Paula, conhecer o Parque das 8 Cachoeiras. Como o Juarez mora em Canoas, nos encontramos na Valecross de Canoas. Dali seguimos pela Br 116 até Novo Hamburgo, onde pegamos a RS 239 em direção a Taquara. Ao chegar na RS 020, seguimos a esquerda até São Francisco de Paula.

O acesso as cachoeiras só pode ser feito por trilhas. Todas são bem sinalizadas. Placas e marcações amarelas no meio da mata auxiliam o visitante no percurso. Uma boa dica é trazer roupas leves e adequadas para o passeio.

Placas Indicativas
Existem placas informando o grau de dificuldade das trilhas para chegar a cada cachoeira, indo de 1 a 5 , conforme a distância e a complexidade dos obstáculos. Em alguns casos,a natureza impõe dificuldades extremas,como nas trilhas que levam ás cachoeiras Ravina, Quatrilho e Gêmeas Gigantes.


Estacionamento
Deixamos as motos no estacionamento ao lado da Pousada e fomos até a Neblina e Remanço. A primeira está localizada a mais ou menos 30 mins do estacionamento (entre ir, fotografar e voltar, mais de 1 hora). A Remanço está a 15 mins do estacionamento.


Cachoeira da Neblina

Cachoeira do Remanço
Almoçamos um ala minuta no restaurante da Pousada das 8 Cachoeiras. É claro que o ala minuta do Juarez foi sem carne....

Um dos Chalés da Pousada

Após o almoço, e isto já era perto das 14:00 hs, resolvemos voltar, pois o tempo estava fechando. Pegamos um neblina violenta no trecho de São Francisco até Taquara, que praticamente não enxergavamos mais do que 3 ou 4 metros a frente. Em função disto o retrono foi bastante lento e com muito cuidado. Mas chegamos todos inteiros em casa.
Abaixo mais fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado